INFORME FOLHA
Parada oficial
Estarão em Londrina na próxima quinta-feira, dia 5, os ministros Tarso Genro (Justiça) e Paulo Bernardo (Planejamento), além do governador Roberto Requião (PMDB). O motivo oficial: assinatura do convênio entre o Ministério da Justiça e o Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública e Cidadania de Londrina e Região (Cismel).
- De acordo com a coordenadora da Região Metropolitana de Londrina, Elza Correia, é o primeiro consórcio do tipo no Brasil e o primeiro a ingressar no Pronasci (Programa Nacional de Segurança com Cidadania).
Cismel
Conforme a coordernação da RML, a assinatura do convênio, por meio do Cismel, irá garantir a inclusão de Londrina, Cambé, Bela Vista do Paraíso, Ibiporã, Sertanópolis, Tamarana, Rolândia, Jataizinho e Arapongas no Pronasci.
Parada eleitoral?
Em ano pré-eleitoral sempre é com ficar atento ao que, na prática, esses convênios vão de fato trazer aos municípios. Mesmo porque, de palanque e balão de ensaio de candidato a insegurança do cidadão já está farta.
Pedala, Londrina!
A Prefeitura de Londrina lançou o edital de tomada de preços para contratação de empresa que elabore ''projetos executivos de engenharia de rede cicloviária básica'', na cidade. O certame será no próximo dia 12, com preço máximo de R$ 133.200.
Pedala mesmo!
Conforme o edital, o objeto da licitação é composto pelos seguintes projetos: elaboração de projeto referente a 4,6 km de ciclovias a serem implantadas ainda em 2009; elaboração de projetos para 13,4 km de vias cicláveis; elaboração de projeto do paraciclo básico a ser empregado em oito áreas selecionadas, ao longo dos 4,6 km de ciclovias a serem projetados.
Percurso
Ao todo, são seis segmentos urbanos a receberem ciclovias ou ciclofaixas: 1,70 km na avenida Leste-Oeste, 12,2 km na avenida Saul Elkind, 5,6 km na avenida Dez de Dezembro, 2,60 km às margens do Lago Igapó I e 0,80 km no aterro do Lago Igapó II, e 1,20 km na rua Almeida Garrett e na avenida Harry Prochet.
- O projeto de ciclovias desenvolvido pela engenheira Cristiane Biazzono, do Ippul, considerado modelo por órgãos federais ligados a trânsito, há anos está pronto. Agora, é ver se a atual gestão vai de fato tirá-lo do papel - onde ficou, durante a gestão petista.
Serviço funerário
O deputado Jocelito Canto (PTB) retirou de pauta, por seis sessões, o projeto de lei que propõe a liberação do serviço de transporte de cadáveres, comercialização de caixões e urnas funerárias para a iniciativa privada. O texto recebeu críticas por legislar sobre um tema que é de competência dos municípios.
- O serviço funerário é de responsabilidade da administração municipal, que pode fazer concessão dele a empresas mediante licitação. Apesar disso, o projeto foi aprovado em primeira discussão e teve sua legalidade aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.
- Canto já agendou uma audiência pública para discutir o assunto para o dia 10 de novembro, às 10 horas, na Assembleia.
Sozinho
O deputado estadual Mário Roque (PMDB) aproveitou os cinco minutos que tinha para fazer perguntas ao secretário de Estado de Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, para desabafar. Criticou a demora do governo em construir uma nova cadeia pública em Paranaguá, município que representa, e reclamou da falta de policiais nas cidades do litoral.
- ''Eu sou do PMDB, mas assinei a convocação do secretário e depois a oposição deu para trás e eu fiquei sozinho'', reclamou.
Perguntinha
Após a repercussão negativa da piadinha sem nenhuma graça associando o câncer de mama em homens à parada gay, o governador Roberto Requião (PMDB) concederá a audiência solicitada pelas associações que representam gays no Estado na reunião da ''escolinha'' de governo?





