Não pertence


O presidente estadual do PP, deputado federal Ricardo Barros, admitiu ontem que o partido tentou - sem sucesso - ninguém menos que o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Sepúlveda Pertence para a defesa do ex-prefeito Antonio Belinati (PP) em Brasília.

- A defesa belinatista entrou com embargo de declaração no último sábado para tentar reverter a cassação do registro imposta no último dia 28, por cinco votos a dois, no TSE.



'Prazo ridículo'


Segundo Barros, ''após longa reunião que tivemos com ele'', Pertence declinou do convite. ''Porque o prazo para ingressar era muito ridículo, e como ele estava viajando e só tinha retornado de viagem na quinta passada, avaliou que não teria tempo suficiente'', disse o parlamentar, conforme o qual Pertence está de quarentena do STF.

- Assim, permanecem na defesa do ex-prefeito, em Brasília, os advogados Joelson Dias e Herman Barbosa - em Londrina, continua Eduardo Franco. Barros acredita na análise do embargo ainda esta semana.



Termômetro


A Rádio Paiquerê AM e o Colégio Portinari divulgam hoje, às 8h, na grade jornalística da emissora, uma pesquisa feita com o eleitor londrinense sobre o atual impasse político vivido na cidade. Nas entrevistas realizadas nos últimos sábado e domingo com 480 eleitores da zona urbana - margem de erro de três pontos para mais ou para menos -, foi perguntado, por exemplo, em quem o entrevistado votou para prefeito no segundo turno, se ele concorda com a cassação de Belinati e, caso haja nova eleição de segundo turno, para quem iria o voto.

- Nesse último caso, há estratificação para belinatistas e não belinatistas.



Fome de cargos


''Aquele pessoal de Brasília tem uma fome insaciável. Querem Câmara, Senado, mais ministérios.'' Do vice-presidente do PMDB no Paraná, Luiz Cláudio Romanelli, sobre os correligionários lá de cima.



Bronca 1


Até o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Nelson Justus (DEM), demonstrou irritação ontem com a quantidade de vetos do governador Requião (PMDB) a propostas dos parlamentares, incluindo aí aliados. Mas quem foi direto ao ponto foi o deputado Jocelito Canto (PTB): ''O governo tem que conversar com os deputados da base para evitar esse mico''.



Bronca 2


Sobrou também para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Legislativo, já que, para vetar as propostas, o Executivo alega a existência de pontos ilegais. ''Todos são barrados por ferirem a Constituição. O trabalho da CCJ está nos constrangendo'', afirmou Jocelito.




Contas de eleição


Termina hoje o prazo para os que se candidataram a vereador e a prefeito nas últimas eleições prestarem contas à Justiça Eleitoral. O prazo vale para todos os candidatos que não disputaram o segundo turno. Quem participou do segundo pleito tem um prazo adicional de 30 dias para apresentar suas receitas e despesas de campanha.


Prazo maior


O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acolheu pedido do DEM, PSDB, PT e PMDB e prorrogou de hoje para o dia 31 de dezembro o prazo para quitação de contas de campanha, mas a medida só alcança os candidatos não eleitos no primeiro turno das eleições municipais. Até então, as contas de campanha deveriam estar integralmente quitadas até a data da entrega da prestação de contas à Justiça Eleitoral (hoje, no caso).




Faro apurado


E por falar em contas eleitorais, o suposto gasto com 109 mil correspondências do vereador eleito Gérson Araújo (PSDB) durante a campanha, conforme a FOLHA publicou há duas semanas, foi um dos chamarizes para a ONG Transparência Londrina atiçar o faro no trabalho pretendido de auditoria. Ontem, o pastor corrigiu a informação: ''Foram de 9 mil a 10 mil correspondências. Com essa quantidade, eu teria que ter tido pelo menos uns 40 mil votos...'', riu. Quinto mais votado, o tucano teve 2.783 votos.

- De qualquer forma, o alerta aos demais candidatos está dado? Tem gente atenta ao que eles dizem ter gasto na ''grande festa da democracia''.


Perguntinha


Se o embargo de declaração proposto no TSE pela Assembléia Legislativa no caso da cassação da candidatura de Belinati é público - como pode ser verificado no site do tribunal - por que negar a iniciativa?

mockup