INFORME FOLHA
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 03 de março de 2005
Vitória da Faep
A Federação da Agricultura do Paraná (Faep) ganhou ontem mais um ''round'' na briga para assegurar aos produtores rurais do Paraná o direito de usar os recursos da biotecnologia. O Tribunal de Justiça negou recurso ao Governo do Estado na tentativa de cassar a liminar do dia 3 de fevereiro, que garantiu a possibilidade de uso do herbicida glifosato na pós-emergência das plantações de soja geneticamente modificada.
Caso AMA/Comurb
Promotores de Defesa do Patrimônio Público e mais de 50 citados na ação civil que denuncia a contratação irregular de cerca de 200 cargos comissionados na extinta Comurb, em 1997, ficarão frente a frente hoje em uma audiência de tentativa de conciliação na 10 Vara Cível de Londrina. O vereador Orlando Bonilha (PL), atual presidente da Câmara, é um dos citados. A ação pede a devolução do dinheiro recebido como salário nas contratações irregulares e aplicação das sanções previstas na Lei de Improbidade Administrativa que vão até à perda dos direitos políticos.
Quantos são?
A Câmara de Vereadores de Londrina despachou no final da tarde de ontem o pedido de informação protocolado em regime de urgência pela vereadora Sandra Graça (PDT). O ofício endereçado ao prefeito Nedson Micheleti (PT) quer saber quantos e quais são os cargos comissionados do Executivo, tanto da administração direta quando da indireta. A vereadora também quer saber qual a remuneração de cada um, qual o nome do funcionário e se ele pertence ou não ao quadro efetivo.
Impacto na folha
O motivo: ''quero ter uma noção de quanto esses comissionados impactam na folha de pagamento'', explicou a vereadora, que participou da rodada de negociação da reposição salarial de 21% aos servidores públicos.
Arapongas
Acontece hoje a eleição do presidente da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), e o principal candidato é o prefeito de Arapongas, Beto Pugliese (PMDB). Beto é sobrinho do secretário de Estado dos Transportes, Waldyr Pugliesi. É claro que conta com o apoio do tio para a eleição, além de ter o apoio do governador Roberto Requião (PMDB) e do vice, Orlando Pessuti.
PT 1
O diretório estadual do PT já tem agendadas as próximas reuniões do partido. Os encontros, que já correram nas regiões noroeste, sudoeste e oeste, prosseguem neste final de semana em Guarapuava, Ponta Grossa e Curitiba. No dia 12 de março, acontece um encontro estadual em Curitiba.
PT 2
Entre os temas estão as eleições que serão realizadas em setembro nos diretórios municipais, estaduais e nacional. Participam das reuniões o presidente do diretório estadual do PT, deputado André Vargas (interessado na reeleição, diga-se de passagem), o deputado federal Paulo Bernardo, o prefeito de Londrina, Nedson Micheleti, e as lideranças e filiados de cada região.
Movimentação
Já soou o alerta no Palácio Iguaçu. Todos os prefeitos da Região Metropolitana de Curitiba, além de vereadores, secretários e técnicos municipais estão recebendo convites para um encontro com o senador Alvaro Dias (PSDB), hoje, a partir das 15 horas. O encontro será no Plenarinho da Assembléia Legislativa, ali do lado do Palácio, no Centro Cívico.
Recursos
Alvaro vai falar em Curitiba o que já vem explicando aos prefeitos do Interior: como os prefeitos podem pleitear recursos do governo federal. No sábado, o senador estará em Umuarama, com a mesma missão.
Detector de metais
Os consumidores que se preparem para tirar das bolsas e bolsos as chaves, moedas, óculos, canetas e qualquer outra coisa que faça o sistema apitar. O deputado estadual Artagão Júnior (PMDB) apresentou projeto de lei na Assembléia Legislativa, estabelecendo regras de segurança em shopping centers de todo o Estado. A intenção da proposta é evitar episódios como o ocorrido no Shopping Mueller, em Curitiba, esta semana. Dois homens entraram armados para roubar uma joalheria.
Pi, pi, pi!!!
Se o projeto for aprovado pelos deputados e sancionado pelo governador, passa a ser obrigatória a instalação de uma porta com detector de metais nos shoppings centers que possuam mais de dez estabelecimentos comerciais. A iniciativa vale também para os centros comerciais. Se for verificada a presença de qualquer arma, os seguranças deverão manter o infrator sob custódia até a chegada da polícia.
Ministério Público
Tomam posse na segunda-feira os promotores substitutos Alan Rogério Vendrame de Souza, Fernanda Itri da Silva, Ana Carolina Pinto e Wagner Veloso Hultmann. Os novos membros do Ministério Público (MP) do Paraná foram aprovados no último concurso público, no ano passado. Dos 32 aprovados, sete ainda aguardam nomeação. Com os novos promotores, o MP passa a contar com 467 promotores e 80 procuradores de Justiça.
Biossegurança
Congressistas do Paraná comemoraram a aprovação, na Câmara Federal, do projeto de Lei de Biossegurança, que libera transgênicos e autoriza pesquisas com células-tronco no Brasil. Na opinião do senador Osmar Dias (PDT), a aprovação significa uma evolução para a pesquisa científica. Para o deputado federal Eduardo Sciarra, a votação revelou que o governo Lula não está mais comandando a agenda da Câmara, pois a matéria vinha sendo protelada há meses, algumas vezes por pressão do Ministério do Meio Ambiente.
Perguntinha
Aprovada e sancionada a Lei da Biossegurança, Requião mantém o Paraná área livre de transgênicos?
Maria Duarte e equipe
[email protected]