Cartilha

O PMDB de Curitiba decidiu investir para tentar convencer o governo Lula a não aprovar a liberação dos bingos no País. Ontem, durante entrevista sobre a reabertura dos bingos em Curitiba, o secretário de Segurança, Luiz Fernando Delazari, distribuiu à imprensa, a revista ''De caso com a máfia - o que o governo federal precisa saber sobre o jogo do bingo''. A publicação de oito páginas traz opiniões, dados com os lucros dos bingos, informações sobre o uso dos bingos como meio de lavagem de dinheiro para o tráfico de drogas, além de matéria, com depoimentos, relatando o problema do vício do jogo. O secretário também informou que segunda-feira participa de uma reunião, em Brasília, com o ministro da Justiça, secretário nacional de Segurança Pública e secretários estaduais de Segurança, na qual irá apresentar a opinião do governo do Paraná sobre o assunto. ''É um absurdo que o governo faça uma comissão para discutir o bingo, ao mesmo tempo em que outra comissão, que discute a lavagem de dinheiro, já elencou o bingo como uma das atividades usadas para a lavagem. Queremos mostrar a eles que quem concorda com o bingo está concordando com o crime.'' O presidente do diretório municipal do PMDB, Doático Santos, disse que a revista será distribuída para a sociedade civil organizada mas tem como principal público os parlamentares. A intenção é distribuir na Assembléia, Câmara dos Deputados e Senado. Doático não soube precisar o custo da revista nem a tiragem, mas disse que gira entre 4 mil e 5 mil exemplares.

Revitalização

A Secretaria da Cultura quer tirar o Parque Histórico do Mate do limbo. Apresentou ontem proposta de revitalização, que prevê restauração dos bens tombados existentes no local, além de implantação de trilha ecológica e complexo cultural para atrair visitantes. Tombado pelo patrimônio paranaense na década de 60 e pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1984, o parque funciona como museu desde 1982, mas pouca gente conhece sua função e até mesmo sua localização.

História

Localizado em Campo Largo, na Grande Curitiba, o parque ocupa pouco mais de 31 hectares de área verde. A construção reproduz um antigo Engenho de Mate da segunda metade do século 19. O parque foi criado para mostrar a importância do ciclo mate na formação do Estado. Para levar adiante a empreitada de restaurar o complexo, a secretaria está em busca de parcerias.

Oportunismo

O vereador Fabio Camargo (PFL), que já sonhou em ser deputado estadual, está firme no seu propósito de viabilizar-se como sucessor de Cassio Taniguchi (PFL) na eleição do ano que vem. Autor da lei que deu brechas para os donos de bingos tentarem sem sucesso a reabertura de seus estabelecimentos em Curitiba, o vereador passou os últimos dois dias empenhado. Na quinta-feira, Camargo incitava os funcionários de bingos a reagirem à ordem de fechamento do governo, que acionou a PM. Ontem, quando o clima já era mais calmo, o vereador ainda tentava movimentar as bases. Não conseguiu muitos votos.

Confirmação

O TRF de Porto Alegre manteve a condenação de Francisco José Muniz de Resende por crime contra o Sistema Financeiro Nacional, proferida em maio pela 3 Vara Federal Criminal de Curitiba. A 3 Vara fixou pena de três anos e quatro meses de prestação de serviços à comunidade, multa de 26 mínimos e pagamento de R$ 6 mil a uma entidade assistencial.

Memória

Resende, sócio-gerente da F.J. Construções Civis, de Curitiba, foi denunciado pelo MP federal, sob a suspeita de ter fraudado certidão negativa de débito em 1997 para obter financiamento junto ao Banestado, com carimbo hipoteticamente do INSS. O documento, na verdade, foi expedido pelo Posto de Arrecadação e Fiscalização de Canoas, em nome de João dos Santos Abadi, e não da F.J. Construções.

Argumento

Resende tentou argumentar em juízo sua inocência, inclusive pagando o débito junto ao Banestado, mas não convenceu os desembargadores federais.

Informativo

A Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) lançou o informativo da Faculdade de Ciências Jurídicas, o caderno ''Direito UTP''. O destaque da edição vai para as ações de extensão que funcionam como projetos sociais. Um dos exemplos é o Núcleo de Prática Jurídica da Tuiuti, que faz cerca de 5 mil atendimentos gratuitos por mês.

Testes

Os testes de avaliação psicológica estão sendo retomados aos poucos pelo Departamento de Trânsito (Detran) do Paraná. Mas só daqui a duas semanas a situação deve estar normalizada em todo o Estado. Os testes haviam sido suspensos porque foram reprovados pelo Conselho Federal de Psicologia, assim como vários testes em todo o Brasil. As novas avaliações passaram pelo crivo do conselho. Deixou-se de fazer cerca de 10 mil testes.

Perguntinha

Por que Requião, que adora quebrar tabus em nome da moralidade pública, não ressuscita a tese de extinção do TC?

mockup