Demissão


O governador Roberto Requião (PMDB) demitiu ontem, por quebra de confiança, o presidente do Serviço de Loterias do Paraná (Serlopar), João Tadeu Serpa Nunes. De acordo com as informações divulgadas no final da tarde de ontem pelo Palácio Iguaçu, Serpa Nunes teria tentado autorizar a prorrogação de convênios da Serlopar com fornecedores de máquinas de jogo, contrariando a linha do governo de combate à essa modalidade de jogos de azar no Paraná. Essas máquinas, que teriam seus convênios renovados, assemelham-se a caça-níqueis. O assessor especial de Governo, Mario Marcondes Lobo, foi indicado pelo governador para ocupar o cargo. ''Essas máquinas não fazem bem à integridade da família paranaense e, principalmente, aos jovens do Paraná'', salientou Requião. Segundo o Palácio Iguaçu, a autorização para renovação desse convênio estava sendo dada sem o conhecimento do governador, que aguardava o final do contrato para eliminar definitivamente o convênio entre a Serlopar e os fornecedores. A Folha tentou contato com Serpa Nunes, mas não estava no Serlopar nem em seu escritório.


Egos


Não é só a diretora do Teatro Guaíra, Nitis Jacon, que está cotada para ser candidata do PSDB à Prefeitura de Londrina. O vereador Tercílio Turini e o deputado federal Luiz Carlos Hauly também. Eles não precisam ficar estressados, porque, assim como Nitis, também receberam elogios do presidente do partido no Estado e vice-prefeito de Curitiba, Beto Richa. Nitis foi candidata ao Senado na chapa de Beto, no ano passado, e foi derrotada.


Diretores 1


As polêmicas eleições para diretores e vice-diretores de 1,7 mil escolas estaduais devem ser relizadas na última semana de novembro. Nessa semana, o Tribunal de Justiça (TJ) havia anulado o decreto estadual que regulamentou o pleito nesses locais. A APP-Sindicato (representante dos professores) e a Secretaria de Estado da Educação se reuniram para acertar detalhes sobre as eleições.


Diretores 2


A secretaria deve encaminhar na próxima semana projeto de lei regulando o assunto para ser apreciado pela Assembléia. O presidente da APP, José Lemos, disse que as sugestões da categoria foram aceitas. ''Todas as escolas vão poder eleger os diretores, que terão mandato de três anos'', disse.


Dica


Nunca é demais se prevenir. Colete a prova de balas para os delegados de polícia com direito a voto nas eleições da Adepol, a associação que representa a categoria no Estado. As disputas tradicionalmente tendem a acabar em baixaria.


Improviso 1


A informação foi repassada pela assessoria do PT. Enquanto a Assembléia Legislativa do Paraná não se informatiza, a liderança do PT resolveu disponibilizar no site (www.pagina13pr.org.br) a súmula dos projetos de lei, indicações e mensagens do governo que estão em debate no Poder Legislativo estadual.


Improviso 2


Além disso, na página dos deputados do PT, os usuários podem acompanhar a tramitação dos projetos na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) a mais importante , conhecer quem é quem nas comissões permanentes e nas CPIs da Assembléia, conferir a programação de reuniões e eventos e participar de enquetes sobre os principais temas do momento.


Improviso 3


O site é atualizado diariamente pela equipe da Liderança do PT. Segundo o líder da bancada, deputado Padre Paulo, essa foi a maneira encontrada pelo partido para democratizar o acesso a informações básicas do que acontece na política paranaense, garantindo mais transparência e credibilidade na ação parlamentar.


Carrano 1


O escritor Austregésilo Carrano Bueno, autor do livro ''Canto dos Malditos'', que inspirou o filme ''Bicho de Sete Cabeças'', e mais duas testemunhas a seu favor depuseram ontem na 5Vara Cível do Fórum de Curitiba. Carrano está sendo processado pela Federação Espírita, proprietária do Hospital Psiquiátrico Bom Retiro e pelo médico Alexandre Sechi.


Carrano 2


Isso porque o escritor denunciou em seu livro que, durante o período que esteve internado no hospital, passava boa parte do tempo dopado e recebendo eletrochoque. Os autores da ação preferiram não levar nenhuma testemunha. A leitura da sentença ficou marcada para 15 de outubro.


Perguntinha


Não está na hora de a Assembléia sair da idade da pedra, e informatizar-se? Ou a não democratização dos atos do Legislativo tem seu lado vantajoso?

Leandro Donatti e sucursais
[email protected]

mockup