INFORME FOLHA
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 20 de fevereiro de 2003
Estradas
O governo Roberto Requião (PMDB) divulgou ontem resultado de levantamento sobre a situação da malha viária do Estado. De acordo com o secretário dos Transportes, Waldyr Pugliesi, quase metade de toda a malha viária estadual encontra-se em estado ''ruim'' ou ''péssimo''. A estimativa oficial é de que o caos envolve 4 mil quilômetros. A Secretaria dos Transportes e o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) prometem recuperar pelo menos 2,2 mil quilômetros de estradas a partir de março. O governo alega ainda que a implantação do pedágio ajudou a sucatear ainda mais esses trechos, que passaram a ter movimento maior.
Tinta a óleo
Condenado pela Justiça a apagar as iniciais ''PN'' que colocou no petit-pavé do calçadão da cidade, o ex-prefeito de Goioerê Paulo Novaes (PDT) usou a saída mais barata possível. Mandou pintar uma faixa cinza com tinta a óleo por cima das duas letras. O Ministério Público, porém, não se convenceu e vai mandar Novaes trocar as pedrinhas da calçadão que formam as iniciais do nome dele.
Banestado
A procuradora-geral de Justiça Maria Teresa Uille Gomes designou um grupo de promotores de Londrina e Maringá para investigar o esquema de lavagem de dinheiro que utilizava agências de Banestado para remeter divisas ao exterior através de contas CC-5. O coordenador dos trabalhos será o promotor Bruno Galatti.
Patrulha
Uma prática no mínimo curiosa anda sendo utilizada no setor de fotocópias da Assembléia Legislativa. Antes de serem copiados, os documentos são analisados pela funcionária responsável pelo setor. Segundo ela, são ordens da diretoria da Casa que documentos com denúncias contra deputados, prefeitos e demais autoridades não sejam xerocados na Assembléia.
Relatório
A comissão de técnicos que está analisando a reforma do Canal da Música, contratada na gestão Lerner por R$ 1,9 milhão, deve entregar entre terça ou quarta-feira da semana que vem um relatório a Requião com as sugestões de solução para a obra. O governador determinou a suspensão da reforma depois de denúncias de irregularidades na licitação e valor da obra.
Na trave 1
O prefeito afastado de Rio Branco do Sul, Bento Chimelli, tentou converter seu pedido de prisão especial em prisão domiciliar em função de problemas de saúde. O recurso, entretanto, foi negado pelo juiz convocado do Tribunal de Justiça (TJ) Miguel Kfouri Neto, sob o fundamento de que Chimelli continua foragido mesmo após ter obtido a concessão de prisão especial e que a alegada necessidade de cuidados em razão de seu estado de saúde deve ser comprovada através de peritos médicos oficiais.
Na trave 2
A 1 Câmara Criminal, também do TJ, negou habeas corpus a nove envolvidos no inquérito de roubo de cargas em Rio Negro. Ao delegado Armando Marques Garcia e Cláucia Hubner foram negados os pedidos de prisão domiciliar. André de Souza queria a concessão da ordem, alegando não ter participação nos fatos. Já Luiz Carlos Sampaio, Mario Fogassa, Fabio Kuhn, Edson Rosa da Silva, Carlos, Cleverson arguiram a incompetência do juiz da Comarca de Rio Negro para atuar no processo.
Na trave 3
A 1 Câmara Criminal do TJ negou ainda habeas corpus em favor de Ariovaldo Ferraz Arruda, acusado de envolvimento com cartel de combustíveis de Londrina.
Parceria
Valmir Campelo, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), e Henrique Naigeboren, presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), assinam hoje em Curitiba acordo de cooperação entre as duas cortes para a fiscalização da aplicação de recursos públicos federais repassados ao Estado e municípios.
Posse
O vice-prefeito de Matinhos, José Maria Correia, assume hoje como interventor da cidade, localizada no litoral do Estado. A cerimônia de posse está marcada para as 18 horas, no salão social do Sesc, em Caiobá, também no Litoral.
Estilingue
O prefeito de Iretama, Same Saab, não tem dúvida nenhuma sobre as misteriosas pedradas que vêm atingindo as casas de uma quadra da avenida Goiás e desafiando a Polícia Militar da cidade. Segundo ele, as pedras são atiradas por meninos que usam estilingues. ''Eu mesmo já vi dois moleques fazendo isso'', conta. ''Cada pedra é atirada a uma distância de até 400 metros.''
Mais light
Homero Barbosa Neto (PDT) não ficou somente por tabela com a cadeira de Luiz Carlos Alborghetti (sem partido), que não se reelegeu em outubro passado, como também assumiu o seu horário na CNT, televisão do deputado federal José Carlos Martinez (PTB). Barbosa Neto estréia no próximo dia 24, das 13 às 14 horas. No entanto, em vez do programa linha cadeia que mantinha em Londrina, promete uma coisa mais light, de variedades.
Perguntinha
Sai quando a aposentadoria do ex-governador Jaime Lerner (PFL) como ex-governador?
Leandro Donatti e sucursais
[email protected]