Explicação
A Refosco & Rosa Ltda. tem uma explicação para a carta de apresentação com papel timbrado, assinada pelo delegado do 5º Distrito Policial de Curitiba, Sebastião Gaspar, e que intrigou empresários. O delegado não quis nada mais que ajudar a empresa a vender anúncios para o jornal do Sinclapol, o sindicato dos policias civis. A Refosco é a empresa que cuida do informativo da categoria e os contatos avalizados pelo delegado. Edmilson da Rosa e Rosnei Silverio são funcionários contratados, segundo informou ontem o editor-chefe da publicação, Ari Rosa. Para quem não lembra, na carta, endereçada aos empresários do Bairro Bacacheri, jurisdição do 5º DP, o delegado não adianta o assunto e diz que os representantes do Sinclapol ‘‘verbalmente esclarecerão as razões e os motivos de suas visitas’’. A Folha recebeu na última terça-feira uma cópia anônima do documento, sugerindo que os empresários da região estavam sendo intimidados a contribuir. A informação ficou mais intrigante quando o presidente do Sinclapol, Luiz Bordenowski, disse que ninguém estava autorizado a vender anúncios em nome da entidade, o que foi contestado ontem por Ari Rosa. Ele explica que a carta de apresentação serve para dar ‘‘transparência e credibilidade ao informativo’’.

Aurélio neles

Alguém precisa explicar aos deputados estaduais o conceito de ‘‘sabatina’’. Absolutamente nenhuma pergunta sobre as irregularidades na administração de Matinhos foi feita na sessão de ontem a José Maria Correia (PMDB), interventor indicado por Requião para substituir Acindino Matos Duarte (PMDB). Os deputados preferiram passar as duas horas da sessão elogiando Correia e lamentando a situação em que Matinhos se encontra.

Sem problema
O governador Roberto Requião (PMDB) vai participar da inauguração de dois empreendimentos financiados pelo seu antecessor, Jaime Lerner (PFL). O evento está marcado para acontecer no próximo domingo em Foz do Iguaçu. Requião estará ao lado do anfitrião, o prefeito Sâmis da Silva (PMDB), para estréia do sistema ligeirinho e do terminal de transportes urbano. A presença dele foi confirmada pela prefeitura, que recebeu recursos milionários da administração passada para executar as obras.

Replay

Sâmis e Lerner, aliás, ‘‘inauguraram’’ o complexo, então inacabado, pouco antes do fim da gestão do peefelista. Caso aconteça de fato, o início do transporte integrado na cidade marca o fim de uma novela. Ele já foi adiado sete vezes.

Balão de ensaio
A idéia foi plantada numa recente reunião da Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop), na semana passada, em Cornélio Procópio. O nome de José Moacir Favetti foi lançado para a Secretaria de Estado da Segurança Pública, cargo que já ocupou no primeiro governo de Requião e que atualmente está sendo acumulado pelo governador. Representantes dos 19 municípios cadastrados na associação assinaram moção de apoio.
Enigma
Um certo mistério ronda os Jogos Mundiais da Natureza, que podem ser agora objeto de CPI na Assembléia. Embora tenham envolvido recursos superiores a R$ 80 milhões, as contas da promoção nunca foram submetidas ao plenário do Tribunal de Contas do Estado (TCE), a quem caberia julgar as despesas, já que quem pagou foi a população do Paraná.
Intermediação
Padre Roque Zimmermann, secretário do Trabalho, prometeu ao Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba e Região que vai intervir no relacionamento da Volkswagen/Audi com seus trabalhadores. O sindicato acusa a montadora de não fazer a comunicação correta das doenças do trabalho e diz que o número de doentes na empresa está aumentando. A empresa nega a acusação. O secretário disse que vai marcar um encontro com o diretor da montadora, Thomaz Schmall, na próxima sexta-feira. Caso o assunto não seja solucionado, Padre Roque promete levar o assunto ao governador Requião.
Comissões
As 19 comissões permanentes da Assembléia devem ser instaladas na semana que vem. Os partidos estão terminando de indicar os membros para as comissões. Por enquanto, está definido Hermes Fonseca (PT) na presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), considerada a mais importante da Casa. Fonseca entra no lugar de Basílio Zanusso (PFL) que, depois de oito mandatos, não conseguiu se reeleger.
Regras
O critério para a participação dos partidos nas comissões é o tamanho da bancada, ou seja, as maiores bancadas têm maior representação. O PT, cuja bancada é formada por nove deputados, ficou com o comando de três comissões. Além da CCJ, ficam com a Comissão de Educação e do Bloco Agropecuário. Já o PMDB do governador Requião, que elegeu oito deputados, também tem três: Orçamento, Segurança Pública e Turismo. A comissão de Orçamento será chefiada pelo deputado Ademir Bier.
Reajuste
A Prefeitura de Curitiba apostava ontem à noite todas as fichas para uma negociação com o governo do Estado, em torno de um reajuste único das tarifas do transporte coletivo na capital e região metropolitana. Mais uma reunião na Delegacia Regional do Trabalho (DRT), que analisa o pedido de aumento salarial dos cobradores de ônibus e por tabela o aumento da tarifa, estava marcada. Não havia clima de euforia entretanto e a prefeitura está pronta para tomar uma decisão unilateral. O represente do governo, Alcidino Bittencourt Pereira, da Comec, compareceu em apenas uma das quatro audiências promovidas pela DRT. Quando compareceu, pediu prazo de 90 dias para tomar posição.

Perguntinha
Quem cala consente?