Questionamento

O anúncio feito pelo governo, de que o Estado criou 300 vagas por dia no mês de março, repercutiu no Dieese, um dos órgãos que calcula o nível de emprego no Paraná. A conta está correta, mas foi dada sem contextualização, diz o Dieese. No último ano, o Paraná criou 54 mil vagas, o que dá em média 150 empregos por dia. Mas para abrigar todas as pessoas que entram no mercado de trabalho, era preciso criar até 300 vagas por dia, o que só ocorreu em março. Para o Dieese, a divulgação dos dados dá a impressão que tem emprego ‘‘sobrando’’ e quem não consegue uma colocação é ‘‘vagabundo’’.
METODOLOGIA - O economista técnico do Dieese, Cid Cordeiro, também criticou o uso das taxas de desemprego calculadas pelo IBGE. Para ele, a metodologia utilizada pelo instituto resulta em taxas muito baixas, que não condizem com a realidade. ‘‘A taxa de desemprego do IBGE fica em torno de 5% a 7%, ou seja, no mesmo patamar dos países desenvolvidos, como Estados Unidos, Japão. Quem é que vai acreditar em uma taxa dessas?’’, observou. Para o Dieese, a taxa do desemprego em Curitiba está em 16%.
INCÓGNITA 1 - Ainda não há previsão de quando o Ministério Público Federal irá ouvir Amauri Cruz Santos, suspeito de montar o esquema do projeto Usimar, que desviou R$ 44 milhões da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). Os quatro procuradores que investigam o caso no Maranhão, Tocantins, Paraná e Distrito Federal ainda não encontraram uma data apropriada para ouvir Cruz Santos.
INCÓGNITA 2 - Além de encontrar brechas nas agendas, os procuradores também querem analisar melhor os documentos entregues pelo sócio-controlador da Usimar, Theodoro Hubner Filho. O empresário repassou aos procuradores os dados de uma auditoria interna realizada em suas empresas.
DENÚNCIA - O soldado Joel de Lima Santa Ana, acusado de ter matar o sem terra Antônio Tavares Pereira, em maio de 2000, durante conflito na BR-277, próximo a Curitiba, foi denunciado pelo Ministério Público por homicídio doloso. A promotora de Campo Largo, na Grande Curitiba, Cláudia Regina Rocha, ofereceu denúncia.
POLÊMICA - A 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça acatou recurso de Ilka Maria Guimarães Paolini e Luiz Cláudio Surugi Guimarães – herdeiros do médico Alô Guimarães – e mandou apreender todos os exemplares do livro ‘‘O Canto dos Malditos’’ de Austregésilo Carrano Bueno, publicado pela Editora Rocco Ltda. No livro, que deu origem a um filme, o escritor faz críticas ao médico.
LOTÉRICOS - O Sindicato das Empresas Lotéricas de Curitiba mudou de nome e agora se chama Sindicato das Empresas Lotéricas do Paraná. A mudança é para mostrar que a entidade quer aumentar sua abrangência. Rejane Mary Dick, presidente do sindicato, informa ainda que a entidade está vinculada à Federação Brasileira das Empresas Lotéricas.
PERGUNTINHA - Se Beto Richa renunciar, Hermas Brandão assume a candidatura?
Leandro Donatti e sucursais
[email protected]

mockup