Placar dividido
O placar da votação (8 a favor e 8 contra) que rejeitou a aprovação do Concidade em substituição ao CMC (Conselho Municipal) - órgão consultivo que dá as cartas sobre o planejamento urbano em Londrina - mostrou não só uma Câmara Municipal dividida sobre o tema como um Executivo pouco convincente antes da votação para garantir maioria. Ailton Nantes (PP), Eduardo Tominaga (DEM), Jamil Janene (PP), José Roque Neto (PR), João Martins (PSL) e Pastor Gerson Araújo (PSDB) votaram contra o que haviam indicado técnicos do Ippul e também o projeto elaborado com apoio dos principais interlocutores da gestão Belinati, como o secretário de planejamento Marcelo Canhada.

Muro
Além disso, Péricles Deliberador (PSC) se absteve e Daniele Ziober (PP) não compareceu à importante sessão. Deliberador foi líder do prefeito na Câmara e a vereadora Daniele Ziober (PP) ingressou recentemente na legenda de Belinati. Da base fixa do prefeito apenas o líder Jairo Tamura (PR), o primo Guilherme Belinati (PP) e Tio Douglas (PTB) apoiaram o projeto encabeçado pelo Executivo e que só ganhou força para tramitar após a operação ZR3, que tornou réus três membros do CMC e dois ex-presidentes da Casa.

Uniformes escolares
O juiz Juliano Nanuncio, da 3ª Vara Criminal de Londrina, voltou a ouvir ontem uma das testemunhas de acusação elencadas pelo Ministério Público no processo que apura supostas irregularidades na compra de uniformes escolares efetuados pela Prefeitura de Londrina na gestão do ex-prefeito cassado Homero Barbosa Neto (2009-2012). Além do ex-prefeito, são réus 17 pessoas, incluindo o ex-vice prefeito José Joaquim Ribeiro, o ex-secretario de governo Marco Cito e a ex-secretária municipal de Educação Karin Sabec Viana, além de empresários das empresas G8 e Capricórnio. Das duas testemunhas arroladas ontem pela Justiça, apenas uma compareceu.

Controlador geral
O Conselho Municipal de Transparência e Controle Social do Município de Londrina divulgou a lista com o nome de candidatos ao cargo de Controlador Geral do município. Dentre três nomes, dois servidores foram considerados aptos a participar do processo de escolha do prefeito Marcelo Belinati (PP). São eles Newton Hideki Tanimura e Marcelo Alessandro Pessa Miranda Lima. 12 servidores se inscreveram para participar do processo, e após o Executivo ser notificado, Belinati terá 15 dias para definir. A formação da lista tríplice é um processo que foi definido em 2012 e o controlador geral do município é escolhido sempre no segundo ano de cada gestão.

Dispensa de licitação
De acordo com o MP, foram constatados pelo menos 29 fatos criminosos e detectados no mínimo sete pagamentos irregulares, envolvendo R$ 600 mil em propina. Os réus são acusados de peculato, corrupção passiva, fraude à licitação, lavagem de dinheiro e organização criminosa ao superfaturar os valores dos contratos. À época da denúncia os promotores do Gaeco pediram afastamento de alguns agentes públicos. Barbosa Neto já havia sido cassado por outra denúncia. Procurado pela FOLHA, o advogado de Barbosa, Luiz Mendes, informou que não comenta processo em andamento.

Peso da indústria
O presidente da Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), Edson Campagnolo, se licencia da presidência da entidade nesta quarta-feira (6). Trata-se de uma desincompatibilização temporária do cargo para o qual fora eleito em 2011 e reeleito em 2015. Filiado ao PRB (Partido Republicano Brasileiro), Campagnolo deve compor chapa do pré-candidato ao governo Ratinho Junior (PSD). Ainda não se sabe se sairá como vice-governador ou como o segundo nome ao Senado na coligação. O afastamento é necessário para cumprir a legislação eleitoral, que determina a desincompatibilização quatro meses antes do pleito eleitoral dos presidentes de entidades sindicais que tenham intenção de concorrer às eleições.

Aula de transparência
A Ouvidoria-Geral do Município realiza, na próxima segunda-feira (11), a primeira aula do curso Transparência na Administração Pública. O encontro será das 13h30 às 17h30, no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Valéria Veronesi, localizado na Rua Benjamin Constant, 800, ao lado do terminal urbano. A iniciativa tem como finalidade capacitar os servidores da Prefeitura de Londrina a respeito da lei federal 13.460, que cria o Código de Defesa do Usuário do Serviço Público e entra em vigor em 21 de junho deste ano.