INFORME FOLHA
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 06 de março de 2018
Equipe da Folha com agências<br>[email protected] 
Café pequeno
Em um dia de pautas fracas na Câmara, os vereadores aprovaram na sessão da tarde desta terça-feira (6) Pedido de Informações do vereador Felipe Prochet (PSD) sobre o número de proprietários de cadeiras cativas no estádio do Café. O vereador, que já foi presidente do Londrina Esporte Clube, quer saber o índice de inadimplência, valor da mensalidade, número de proprietários e quais os investimentos que vão ser feitos em todo o complexo, que envolve, também, o Autódromo e o Kartódromo.
Mais informações
"Não temos essa informações precisas. O Londrina vende algumas cadeiras, tem alguns proprietários que questionam, a Prefeitura diz que tem 3 mil cativas, e pelo o que foi passado teve um aumento agora, então vamos saber isso." diz Felipe Prochet. No estádio, ele quer informações sobre pontos importantes, como iluminação e placar eletrônico, e adianta a preocupação com as novas exigências que a CBF deve implementar para 2019, como o acesso da torcida ao gramado, caso seja necessária a evacuação das arquibancadas. A prefeitura deve encaminhar o pedido à Fundação de Esportes de Londrina e tem quinze dias para responder.
Carros abandonados
O vereador do PSD também informou que vai apresentar novamente o Projeto de Lei que visa coibir o abandono de veículos nas ruas de Londrina. Hoje em dia, estima-se que mais de 800 veículos, entre carros, caminhonetes e caminhões, tenham sido abandonados por seus donos. O projeto apresentado pelo vereador recebeu um parecer negativo da CMTU, que alegou "vício de iniciativa", e Prochet afirmou que deve apresentá-lo nas "próximas semanas". Uma multa seria imputada ao proprietário, que, ao não buscar o veículo apreendido em 60 dias, teria o bem leiloado, com o valor revertido para a manutenção e renovação da frota da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização.
Álcool na gestação
Os vereadores Eduardo Tominaga (DEM) e Jairo Tamura (PR) querem criar uma campanha de conscientização sobre a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF). A iniciativa foi um pedido da Associação Médica de Londrina, e aprovada em primeira discussão na sessão desta terça-feira (6). A síndrome, que acarreta diversos prejuízos à saúde do bebê, como deformações faciais, baixo peso, retardo intelectual e problemas motores, é causada pela ingestão de álcool pela gestante, o que afeta a placenta e reduz o nível de oxigênio no cérebro. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, todos os anos cerca de 12 mil bebês nascem com a síndrome. Ainda não se sabe o número de casos no Paraná e em Londrina. A campanha faria a conscientização por meio de cartazes e panfletos, e o projeto prevê, também, a possibilidade de convênios com entidades que tratam da enfermidade.
Substituição na PF
Uma semana após o ministro Raul Jungmann assumir o Ministério da Segurança Pública e substituir o diretor-geral da PF (Polícia Federal), o governo federal fez novas mudanças na cúpula da corporação, trocando cinco dos seis diretores do órgão. Publicadas no DOU (Diário Oficial da União) desta terça-feira (6), as exonerações dos ex-diretores-executivo, Sandro Avelar; de Administração e Logística Policial, Alfredo José de Souza Junqueira; de Inteligência Policial, Cláudio Ferreira Gomes; de Gestão Pessoal, Clyton Eustaquio Xavier; e de Investigação e Combate ao Crime Organizado, Eugenio Coutinho Ricas - foram assinadas pelo ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha.
Para o lugar dos cinco diretores exonerados foram nomeados, para os respectivos cargos, Silvana Helena Vieira Borges; Fabricio Schommer Kerber; Umberto Ramos Rodrigues; Delano Cerqueira Bunn e Elzio Vicente da Silva. As informações são da Agência Brasil.


