Extravio de peças de carros oficiais

A 1ª Promotoria de Justiça de Proteção ao Patrimônio Público de Curitiba ofereceu denúncia criminal contra dois servidores do Deto (Departamento de Gestão do Transporte Oficial) da Secretaria da Administração e da Previdência (Seap) e dois particulares pelos crimes de associação criminosa, peculato e fraude à licitação. Os denunciados são investigados por extraviarem peças de veículos pertencentes ao Estado. O material era utilizado em veículos que eles próprios, por meio de "laranjas" (mulher e filho de um deles), adquiriam em leilões públicos. Os fatos ocorreram entre os anos de 2001 a 2014. Os servidores trabalhavam no pátio do Deto/Seap como mecânicos, sendo um deles também avaliador dos veículos que eram destinados aos leilões públicos de sucatas e inservíveis.

Presidente do TRE abre evento em Londrina

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná, desembargador Gilberto Ferreira, estará em Londrina nesta terça-feira (29) para a conferência de abertura do I Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral, promovido pela UniFil. Ele vai falar sobre “Eleições e o processo democrático de governar”, às 9h30, no Teatro Marista. O coordenador da mesa será o reitor Eleazar Ferreira. Durante todo o dia, no Teatro Marista, palestras vão tratar de temas como limites e possibilidades, leis e jurisprudências, redes sociais, marketing digital e uso de ferramentas, experiências vitoriosas e fake news. No congresso, pré-candidatos, dirigentes de partidos, advogados, contadores estudantes de Direito e demais interessados vão ter a oportunidade de conhecer melhor as regras pré-campanha e as mudanças na legislação.

Violência no centro

A intolerância com a população LGBTQI+ e a motivação dos assassinatos de dois homens no Centro de Londrina com um intervalo de menos de dez dias entre as mortes serão tema de uma reunião pública convocada pela Comissão de Direitos Humanos e Defesa da Cidadania da Câmara Municipal de Londrina. O encontro será nesta quarta-feira (30), das 14h às 16h30. Foram convidados para debater o assunto representantes de diversos órgãos de segurança (Polícia Científica, Polícia Militar, Polícia Civil, Instituto Médico Legal e Guarda Municipal), da Comissão de Direitos Humanos da OAB-Londrina, da secretaria municipal de Defesa Social, de entidades da sociedade civil, além de movimentos ligados à população LGBTQI+.

Bolsonaro compara STF e PSL a hienas

Em publicação em uma rede social que rapidamente se espalhou por grupos de WhatsApp, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) se comparou a um leão acossado por hienas em meio às vitórias da esquerda e manifestações em países da América Latina. Entre as hienas exibidas no vídeo compartilhado pelo presidente aparecem o STF (Supremo Tribunal Federal), o PSL, partidos de esquerda como PT e PSOL, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e veículos de imprensa. "China, Argentina, Bolívia, Peru, Equador... Mais que a vida, a nossa LIBERDADE. Brasil acima de tudo! Deus acima de todos!", escreveu ele no Twitter. O vídeo termina com a chegada de um outro leão chamado de "conservador patriota" e com um apelo: "Vamos apoiar o nosso presidente até o fim e não atacá-lo". "Já tem a oposição pra fazer isso!", diz o letreiro.

Prefeito de São Paulo está com câncer

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), teve o diagnóstico de um câncer no estômago confirmado nessa segunda-feira (28), e terá de passar por quimioterapia. O tumor sofreu metástase (se espalhou) para o fígado e para linfonodos da região abdominal. O prefeito, de 39 anos, não pediu licença do cargo para fazer o tratamento. Em entrevista coletiva no Hospital Sírio-Libanês, a equipe médica coordenada por David Uip informou que, apesar da metástase, o tumor foi descoberto precocemente e o fato de o prefeito ser jovem e saudável aumentam as chances de cura. No hospital, Covas permanecerá despachando, mas não terá um esquema de visitas especial.