Vinte deputados federais paranaenses se reuniram virtualmente com o governador Ratinho Junior (PSD) nessa segunda-feira (6) para discutir ações de enfrentamento à pandemia da Convid-19. A ação foi articulada pela londrinense Luísa Canziani (PTB) e ainda contou com a participação dos secretários da Saúde, Beto Preto, e da Fazenda, Renê de Oliveira Garcia Júnior. Entre os principais pontos trazidos pelos parlamentares estavam questões técnicas dos atendimentos nos hospitais, como aquisição de equipamentos, feitura de testes e recursos financeiros. Ainda se tratou da preocupação da volta às aulas e decisões relativas à Segurança Pública, como soltura de detentos. Ratinho tratou da perda de receita e possibilidade de endurecer para uma quarentena, caso fosse necessário.

AÇÕES LOCAIS

Pela região de Londrina, além de Canziani, também participou da reunião Diego Garcia (PODE), e por Maringá, Ricardo Barros (PP). Entre as ações locais, foi discutida a possibilidade de ampliar leitos para HU de Londrina, por meio da maternidade do HU, assim como em Maringá, com uma nova ala com 108 leitos. Canziani ainda encaminhou ofício ao Ministério da Saúde para solicitar, de forma urgente, reforço de suprimentos de proteção aos servidores de saúde, máscaras, luvas, álcool, além de equipamentos para ventilação para pacientes que se encontram em situação grave. Ainda foi solicitado a finalização das obras e de equipar o Hospital Regional de Cornélio Procópio. O prédio já está praticamente pronto.

AVALIAÇÃO

“Foi uma reunião muito produtiva em que os deputados se colocaram à disposição do governador Ratinho Junior para ajudar na articulação junto ao governo federal e para trabalhar também em propostas que auxiliem na economia do Estado", afirmou a deputada federal Luísa Canziani.

EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

A proposta do governo Ratinho Junior (PSD) de implementar o ensino à distância na rede pública estadual durante o isolamento causado pela pandemia do novo coronavírus gerou debate na sessão remota dessa segunda-feira (6) na AL (Assembleia Legislativa) do Paraná. Para a oposição, a medida vem sendo tomada de forma improvisada, sem planejamento. O deputado Tadeu Veneri (PT) apresentou pedidos de informações ao governo e de providências ao Ministério Público Estadual "para que atuem no sentido de resguardar o direito à educação de qualidade na rede pública de ensino".

MOMENTO ATÍPICO

Já o líder do governo, Hussein Bakri (PSD), justifica que o momento é atípico e que não tem nada pior do que os alunos ficarem sem aula e perderem o ano. "Existe uma expectativa da Secretaria de Educação de que essa situação se estenda até junho ou julho. O projeto prevê que os alunos possam ser atendidos de diversas formas e que não gastem nada com isso", argumenta.

SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA

O deputado estadual Requião Filho (MDB) protocolou nessa segunda-feira (7), em sessão remota na AL (Assembleia Legislativa) do Paraná, requerimento pedindo a retirada da Substituição Tributária durante a pandemia de coronavírus. A medida inclui todos os produtos comercializados no Estado, exceto refrigerantes produzidos fora do Paraná, bebidas alcoólicas e cigarros. “A situação atual requer atenção máxima aos nossos micro e pequenos empresários, que há muitos anos vêm sofrendo as consequências desse excesso de tributação. É uma bandeira que já estamos defendendo desde o início do mandato, mas agora se faz emergencial”, afirma. O documento será enviado ao governo Ratinho Junior (PSD).