Defensoria na Assembleia

A Assembleia Legislativa informou que firmou termo de cooperação técnica e operacional com a Defensoria Pública do Paraná para possibilitar que os dois órgãos atuem juntos no atendimento à população carente do Estado. A iniciativa surgiu a partir da constatação de que boa parte das demandas levadas pela população aos gabinetes dos deputados já é atendida pela Defensoria. Será instalada uma estrutura da Defensoria na Assembleia e uma parte do quadro dos advogados do órgão legislativo ficará à disposição para esse atendimento integral e gratuito à população.

Famosos quem?

Com exceção de Sergio Moro, da Justiça, e Paulo Guedes, da Economia, os ministros do governo Jair Bolsonaro ainda são pouco conhecidos pelos entrevistados do Datafolha.O ex-juiz é identificado por 94%, e Guedes, por 77% das pessoas consultadas. Cerca de dois terços não conhecem Abraham Weintraub, ministro da Educação, que só é identificado por 31% dos entrevistados. Mesmo Moro sendo alvo de críticas após a revelação de diálogos que mostram ele auxiliando procuradores em processos da Lava Jato quando era o juiz desses casos, ele é quem tem a maior aprovação, com 52% dos que afirmam conhecê-lo classificando-o como ótimo ou bom.O número tanto dos que acham seu desempenho regular quanto dos que desaprovam seu trabalho no Ministério da Justiça é de 20%.

Comparações

A pesquisa Datafolha foi feita em 4 e 5 de julho e ouviu 2.860 pessoas com mais de 16 anos, em 130 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.Há três meses, o nível de conhecimento sobre Moro era de 93%. Sua aprovação entre quem dizia conhecer o ministro era maior (59%), enquanto 17% consideravam seu desempenho regular e 15%, ruim ou péssimo. Paulo Guedes tem seu desempenho considerado ótimo ou bom por 31%, regular por 24% e ruim ou péssimo por 16%. Em relação à pesquisa feita três meses atrás, quando 74% diziam o conhecer, sua aprovação era de 30%. Os que consideravam seu desempenho regular eram 28%, e 12% o desaprovavam. Damares Alves, ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, é quem mais se aproxima dos dois líderes, com 54% de reconhecimento pelos entrevistados.

Acusação de assédio

O promotor do MPPR (Ministério Público do Paraná) e coordenador geral do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), Leonir Batisti, foi acusado de assédio sexual por uma assessora do Conselho Superior do órgão. Ela registrou a denúncia em um boletim de ocorrência, que descreve um beliscão na lateral do corpo. A informação foi noticiada pela coluna da jornalista Mônica Bergamo, na “Folha de São Paulo”, nesta terça-feira (9). O promotor é lembrado pelo seu trabalho de combate à corrupção, responsável pela prisão do ex-governador do Paraná, Beto Richa (PSDB). Procurado, o MP afirmou que o caso corre em segredo de Justiça e que Batisti não iria se pronunciar.

Moradias sociais em Maringá

A Câmara de Maringá aprovou em sessões ordinária e extraordinária realizadas nos períodos da manhã e da tarde de terça-feira (9) sete dos noves projetos de lei complementares que transformam imóveis espalhados pelo município em Zona Especial para Habitação de Interesse Social (Zeis). Dois projetos foram retirados de pauta por duas sessões para reavaliações. A autoria dos projetos é do Poder Executivo, que objetiva atender a uma demanda existente de construção de moradias populares em Maringá. Para o vereador Sidnei Telles, presidente da Comissão Especial de Estudos (CEE) da Zeis, o projeto atenderá a uma parcela mais humilde da população, mas para isso foi necessária uma série de estudos envolvendo esses terrenos que poderão ser utilizados para a criação de zonas especiais para construção de moradias que atendam ao interesse social.

Financiamento para mobilidade urbana em Cascavel

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) aprovou o financiamento de projetos de mobilidade urbana para Cascavel (Oeste). Serão R$ 34 milhões destinados a investimentos para modernização da infraestrutura de transporte público coletivo e adoção de medidas de moderação de tráfego. No mês de junho, também por meio do Programa Avançar Cidades, o município paranaense já havia recebido R$ 3,5 milhões para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana e do Projeto de Ação Imediata de Trânsito (PAIT). O Programa Avançar Cidades – Mobilidade Urbana está dividido em dois grupos, de acordo com o porte do município. O Grupo 1 é composto por cidades com até 250 mil habitantes, enquanto o Grupo 2 inclui os centros urbanos com população superior a 250 mil pessoas.