O diagnóstico de contaminação do prefeito Marcelo Belinati (PP) pelo coronavírus fez com que o primeiro escalão de Londrina se submetesse a testes para a Covid-19, nesta terça-feira (15). Os secretários de Defesa Social, Pedro Ramos, de Saúde, Felippe Machado, de Gestão Pública, Fábio Cavazotti, o procurador-geral do município, João Esteves, e a assessora da prefeitura, Carla Sehn, que tiveram contato mais próximo com Belinati nos últimos dias, testaram negativo. O chefe de gabinete, Tadeu Felismino, já teve a doença, e a secretária do Idoso, Andrea Ramondini, recentemente constatou que havia contraído o vírus.

Apesar do caso no chefe do Executivo, não haverá mudanças nos protocolos da gestão municipal. A FOLHA apurou que o uso da máscara tem sido bastante rigoroso nos ambientes, assim como a necessidade do uso do álcool em gel. A prefeitura ainda está com os sistemas de ar condicionado desligados e com todas as janelas abertas. O prefeito trata a doença como um assunto pessoal e ficará isolado em casa enquanto se recupera.

Na mesma data, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou a morte de mais cinco pessoas vítimas da Covid-19, chegando ao total de 218 óbitos desde o início da pandemia. Foram três mulheres, de 68, 79 e 82 anos, e dois homens de 47 e 81. Outros 166 novos casos também foram relatados, o que leva ao patamar de 8.159 infectados.

Entre os contaminados, está o ex-diretor do Procon-LD (Núcleo de Proteção aos Direitos do Consumidor de Londrina), Gustavo Richa. Ele confirmou o diagnóstico em um vídeo em sua conta no Instagram a respeito do seu quadro de saúde. Richa está no nono dia de sintomas e afirma que teve febre em todos, além de outros sintomas típicos da doença, como mal-estar e fadiga. Ele estava em isolamento domiciliar e procurou um hospital no último sábado (12), quando sua oxigenação começava a atingir níveis críticos.