Curitiba - O engenheiro Lindolfo Zimmer, escolhido pelo governador eleito Beto Richa (PSDB), foi confirmado como novo diretor presidente da Companhia Paranaense de Energia (Copel) em eleição realizada ontem. Além de Zimmer, foram confirmados os outros sete diretores que assumem a coordenação da empresa em 1º de janeiro.
Também foi agendado para o dia 28 de janeiro a Assembleia Geral que irá eleger os membros dos conselhos de Administração e Fiscal da Copel. Se ficarem confirmados os nomes indicados pelo futuro governador - o que historicamente acontece - quatro secretários estaduais de Beto integrarão a cúpula da companhia.
Devem ser confirmados no Conselho de Administração Mauricio Schulman, Paulo Procopiak de Aguiar, Joaquim Antonio Guimarães de Oliveira Portes e Zimmer (secretário executivo), além de José Richa Filho, nomeado secretário de Infraestrutura e Logística. Já para o Conselho Fiscal, os três indicados são do secretariado de Beto: Ivan Bonilha (procurador-geral), Luiz Carlos Hauly (Fazenda) e Luiz Eduardo Sebastiani (Administração).
Abaixo apenas da Assembleia Geral de acionistas, o Conselho de Administração da Copel define as estratégias gerais, entre outros, o direcionamento dos investimentos da empresa. Já o Conselho Fiscal serve de apoio ao Administrativo ao auditar os atos da Diretoria Executiva. Os membros se encontram para reuniões ordinárias e extraordinárias e são remunerados por participação.
A diretoria eleita será composta por Jorge Andriguetto Junior (Engenharia), Julio Jacob Junior (Jurídico), Pedro do Nascimento Neto (Distribuição), Yára Christina Eisenbach (Gestão Corporativa), Jaime de Oliveira Kuhn (Geração e Transmissão de Energia e de Telecomunicações), Ricardo Portugal Alves (Finanças, Relações com Investidores e de Controle de Participações) e Gilberto Mendes Fernandes (Meio Ambiente e Cidadania Empresarial).
Conforme ata da Assembleia Geral da Copel de abril de 2009, o total anual destinado à remuneração dos administradores e conselheiros fiscais é de R$ 7,2 milhões, o que significaria uma despesa aproximada de R$ 37,5 mil para cada membro. O cálculo não é exato porque a assessoria de imprensa da Copel não informou qual a proporção entre a remuneração dos conselheiros e diretores.

mockup