Inchaço na prefeitura de Ponta Grossa é de 25%
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 28 de dezembro de 2001
Denise Angelo<Br>Equipe da Folha 
Ponta Grossa Um estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam) a pedido da Prefeitura de Ponta Grossa concluiu que há um excesso de funcionários no quadro público de 25% do total existente hoje. Ou seja, a prefeitura, que tem cerca de 4,5 mil funcionários, poderia prestar os mesmos serviços que vem oferecendo à população com aproximadamente 1,2 mil funcionários a menos.
Segundo o coordenador de Planejamento Estratégico da prefeitura, Edson Armando Silva, o estudo apontou que a secretaria que mais tem excessos é a de Obras. Com aproximadamente 800 funcionários, nessa pasta o excesso é de mais de 30%.
No início de janeiro, os técnicos do Ibam devem apresentar três alternativas para que a prefeitura faça a readequação do seu quadro de funcionários: uma proposta mais radical, que prevê a demissão de 25% dos funcionários e que pode ser incentivada com um Plano de Demissão Voluntária (PDV); e outras duas propostas mais brandas, indicando caminhos de expansão de serviços e reaproveitamento do pessoal.
Mas Silva afirma que o índice de 25% de funcionários que pode ser dispensado é fruto de uma análise fria dos números. ''Em algumas secretarias falta estrutura para o pessoal trabalhar, mas isso não quer dizer que os funcionários estejam sobrando'', explica. Ele lembra ainda que a prefeitura está solicitando um financiamento para informatizar sua estrutura. Assim que isso aconteça, algumas secretarias terão a necessidade de funcionários reduzida ainda mais, mas em outras a demanda de trabalho deve aumentar.
O prefeito Péricles de Holleben Mello (PT) fez ontem um balanço do seu primeiro ano de administração. Segundo ele, a dívida de R$ 95 milhões deixada pela administração anterior atrapalhou o bom andamento do governo. Ainda assim, foram pagos cerca de R$ 7 milhões dessa dívida e outra parte foi renegociada, ampliando os prazos para o pagamento.
O salário de dezembro dos servidores públicos vai atrasar, mas Péricles salientou que a administração chegou ao final do primeiro ano com 80% da folha de pagamento em dia. ''Esta é a última vez neste governo que teremos atraso de salários'', garantiu o prefeito. Na saúde, a atual administração reduziu o índice de mortalidade infantil em 33%, comparando com os números do ano anterior. Já a mortalidade materna caiu em 60%. Mais de 20 unidades de saúde básica foram reabertas. Hoje a cidade tem 42 unidades.


