Iguaçu articula para
manter Baratter na AL
A maioria dos deputados já dava expediente ontem na Assembléia. Costuras envolvendo a nomeação do deputado-pastor Edson Praczyk (PL) para o lugar de Sérgio Spada, na Secretaria de Defesa do Consumidor, foi tema de circulação corrente. As articulações estariam sendo comandadas pelo Palácio Iguaçu, que busca obstinadamente uma acomodação política para segurar Antonio Baratter, o líder da bancada do PSDB, na Assembléia.
Spada estaria em vias de retornar ao Legislativo. Ele é pré-candidato a prefeito de Foz do Iguaçu e até o final de março precisa desincompatibilizar-se. O fim de sua licença tira Baratter da Assembléia. O líder tucano é suplente do PSDB e hoje destoa do comando estadual do PSDB, por suas posições governistas. Há quem garanta que o deputado tem pregado uma aliança entre o PSDB de Alvaro Dias e o PFL de Jaime Lerner para a eleição em Curitiba.
‘‘A manutenção de Baratter tem dupla função: os tucanos continuam governistas, na sua maioria, e o deputado mantém sua imunidade, sem correr qualquer tipo de risco’’, analisava ontem uma fonte da Assembléia. A assessoria de Spada insiste que o deputado pretende se valer do prazos previstos em lei para deixar o cargo, até o final de março.
O deputado federal e também pastor Bernardino Oliveira (PPB) confirmou as negociações. ‘‘Mas o Edson está pesando as coisas para ver o que é mais vantajoso políticamente, candidato a prefeito de Curitiba ou como secretário’’, analisou Oliveira.
Conhecido pelas idéias esdrúxulas e pela adoção ilegal de dois bebês, Praczyk já apresentou projetos controversos, dentre os quais, o que prevê a instalação de sistema de controle dos usuários de motéis no Paraná. A idéia foi engavetada. Segundo fonte da Assembléia, a oferta do governo só recaiu sobre Praczyk porque os demais parlamentares tucanos declinaram do convite – porque a pasta do Consumidor é das menos influentes.(L.D.)

mockup