Igreja se mobiliza por voto consciente
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 29 de setembro de 2008
Fábio Cavazotti<br>Reportagem Local 
O esforço pela qualificação do voto nas eleições municipais também chegou à Igreja Católica. Em Londrina, além do ciclo de palestras promovido pela Pastoral Fé e Política, na Catedral, as próprias paróquias têm se mobilizado para despertar uma nova mentalidade entre os eleitores.
Desde o último final de semana, a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora (Jardim Dom Bosco) vem distribuindo 5 mil folhetos com dicas para ajudar o eleitor a melhorar seu voto. Dentre as recomendações estão a análise da ficha do candidato, para verificar se ele não tem acusações ou condenações por corrupção, ou se está aliado com políticos desonestos. Outra dica é saber se o candidato, antes de ser político, já trabalhou ''desinteressadamente pela coletividade''.
Sobre a relação do político com a Igreja, o panfleto orienta o eleitor a analisar se o candidato começou a ir à missa apenas durante a campanha. ''Um cristão que se preze não vive uma fé de conveniência nem é turista religioso. Se faz isso não merece credibilidade nem o seu voto'', registra o documento.
O padre Romão Antonio Martins, responsável pela iniciativa, disse que Igreja não faz campanha para partidos ou candidatos. ''O que queremos é ajudar a tirar da política os demagogos e aqueles que prometem mundos e fundos, e não vão cumprir o que falam. O cidadão deve refletir bem sobre seu voto'', afirmou.
Missa
Hoje, às 18h30, na capela da Catedral, o arcebispo Dom Orlando Brandes conduzirá a missa de encerramento do ciclo de palestras, promovido pela Pastoral Fé e Política, entre os meses de abril e setembro. Na ocasião, Dom Orlando também fará sua mensagem oficial sobre as eleições 2008.


