Ibope diz que há tendência de um turno nos estados
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 20 de julho de 1998
Gilse Guedes Agência Estado 
O diretor do Ibope Carlos Augusto Montenegro disse ontem que as pesquisas indicam que, em muitos estados, as eleições deverão ter apenas um turno. Para o Ibope, seria ótimo que houvesse segundo turno pelo fato de aumentar o faturamento do instituto, mas, com o fenômeno da reeleição, nós vamos ter muita coisa decidida em primeiro turno, declarou. No plano nacional, a última pesquisa do Ibope indica que a eleição deverá ser definida no primeiro turno.
Montenegro afirmou que um eventual crescimento nas intenções de voto de um ou mais candidatos à presidência da República de partidos pequenos, que juntos têm 2% do eleitorado, pode, no entanto, levar a um segundo turno. Ele afirmou que, na próxima semana, será divulgada uma nova pesquisa indicando como está a corrida presidencial.
Ele acredita, no entanto, que, no caso de São Paulo, o novo governador somente deverá ser conhecido no segundo turno. A situação caminha para uma disputa entre Francisco Rossi e Paulo Maluf, afirmou o diretor do Ibope, que participou de um debate na Bolsa de Valores do Rio, promovido pela Câmara de Comércio Americana.
Montenegro afirmou que, depois de dez dias de propaganda eleitoral gratuita, as pesquisas devem revelar o resultado final das eleições. Segundo ele, todas as disputas, incluídas as dos Estados, serão pebliscitárias. O eleitor vai dizer se quer ou não que o atual governante continue no comando.
Em pesquisas realizadas pelo Ibope, foi possível verificar que o brasileiro quer a realização de uma reforma agrária no País, mas não a considera prioritária. Na lista de problemas levantada pelos eleitores pesquisados, a reforma agrária está entre 11º e 19º lugar, disse.
Para o diretor-executivo do Ibope, o governo divulga muito mal as medidas na área de política fundiária. O governo não sabe se comunicar porque, enquanto ele assenta dez pessoas, o MST fala muito mais alto com uma pessoa não assentada.


