Hora de governar para todos
PUBLICAÇÃO
sábado, 12 de janeiro de 2019
Vitor Struck <br> Reportagem Local 
Ao longo dos primeiros dias de governo, a declaração do ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, de que faria uma "despetização" em sua pasta, ou seja, exoneraria os funcionários em cargos comissionados nomeados pelas gestões petistas, chamou a atenção. De acordo com o cientista político Elve Cenci, "quando se adota um critério ideológico se faz exatamente aquilo que se está criticando".
"Ou seja, você não vai analisar se o servidor tem competência técnica ou se está fazendo um bom trabalho, apenas os meus contra os aliados da oposição. Se o governo Temer os deixou, provavelmente era porque tinham competência técnica", pressupõe.
Para o professor de Ética e Filosofia Política Clodomiro Bannwart, a heterogeneidade dos setores insatisfeitos com a política anterior colaborou para a formação de um grupo também heterogêneo que chegou ao poder e que, agora, representa um enorme desafio, o de governar para todos.
"Por ser um partido pequeno (PSL), não possui quadros formados, o que revela certo despreparo dos indicados para o segundo escalão. A questão fundamental é saber se o Bolsonaro conseguirá reger os contrários sem gerar contradição", avalia. (V.S.)


