Greve consegue adesão de 85% dos servidores
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 28 de maio de 2002
Cristiane Oya Reportagem Local 
Cerca de 70 servidores da Justiça Federal em Londrina permaneceram ontem na frente do prédio, no primeiro dia de adesão a paralisação nacional da categoria.
Com a greve iniciada no dia 9 de maio, os servidores reivindicam a aprovação no Congresso Nacional do Plano de Cargos e Salários (PCS), que prevê reposição salarial diferenciada para os servidores não só da Justiça Federal, mas também da Justiça do Trabalho, do Ministério Público Federal e da Justiça Eleitoral. A categoria não tem reajuste salarial desde 1994. Em Londrina, além dos mais de 90% dos 120 servidores da Justiça Federal terem aderido ao movimento, 50 - dos 60 - funcionários da Justiça do Trabalho também cruzaram os braços. As audiências e prazos estão suspensos.
Agora estamos com o Paraná inteiro fechado com o movimento. Aqui tivemos a adesão de mais de 90% dos servidores, comemorou o coordenador do Sindicato dos Servidores da Justiça Federal (Sinjuspar) de Curitiba, Ricardo Pazini. Londrina foi o último foco de resistência ao movimento grevista do Estado. A estimativa do Sinjuspar, é de que mais de 85% dos 1.165 servidores do estado aderiram a greve, média superior a nacional, em que 80% da categoria paralisaram as atividades em 18 estados.
Segundo Pazini, o diretor da Justiça Federal em Londrina, o juiz da 4ª Vara, Gilson Luís Inácio, disse acatar a decisão da assembléia. A Folha não conseguiu localizar o juiz.
Ontem, os servidores formaram uma comissão, composta por seis pessoas, para manter a mobilização. Nossa intenção é ficarmos aqui na frente paralisados dentro do horário de atendimento. Estamos estudando um trabalho de conscientização no centro da cidade, com a distribuição de panfletos, para explicar a nossa situação para a população, disse um dos membros da comissão, Anderson Bordinassi.
Somente estão sendo realizados na Justiça Federal, os serviços considerados essenciais e as medidas urgentes como pedidos de liberdade provisória, mandados de segurança, habeas corpus e o atendimento do Juizado Especial e a Previdência Social.


