Recife - O candidato a presidente da Câmara dos Deputados, Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP), afirmou ontem, no Recife, que espera vencer no primeiro turno. Greenhalgh reuniu-se com o prefeito João Paulo (PT) e com o governador de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos (PMDB). Bem-humorado, o candidato afirmou que recebeu inúmeros e importantes apoios à candidatura nos últimos dias. Além de Pernambuco, Greenhalgh visitou os Alagoas e Paraíba.
''Não posso revelar o total de votos que venho angariando porque se trata de uma questão estratégica. O que posso afirmar é que estou muito satisfeito com o tratamento que venho recebendo em todos os Estados visitados. Essa é a primeira vez que a disputa pela presidência da Câmara acontece num período de recesso, mas nem isso irá atrapalhar nossos planos'', afirmou, após uma reunião de, aproximadamente, 40 minutos com João Paulo.
Animado com o encontro, o prefeito do Recife pôs-se à disposição de Greenhalgh para buscar votos na bancada federal pernambucana. ''Tenho uma ótima relação com os deputados federais de nosso Estado e estou pronto para ajudar no que for preciso'', argumentou João Paulo. Na avaliação do prefeito, o candidato Virgílio Guimarães (PT-MG), que briga pelo cargo sem o apoio do partido, abandonará a disputa. Ainda segundo ele, Greenhalgh teria apresentado uma lista com a adesão de 87 dos 90 deputados petistas na Casa.
No dia 11, a executiva nacional da legenda, se pronunciará sobre a punição que será aplicada caso Guimarães permaneça na disputa. Sobre o financiamento da campanha, Greenhalgh afirmou que os custos - previstos para atingir o volume de R$ 180 mil a R$ 200 mil - são sendo cobertos pela sigla.

mockup