Curitiba - O deputado federal Rafael Greca já tem um discurso pronto para rebater os argumentos do governador Jaime Lerner, encarregado de demovê-lo do projeto de concorrer ao governo do Estado. Lerner está empenhado em solidificar aliança governista entre PSDB, PFL, PPB e PSL.
Aliado histórico de Lerner, Greca disse que o governador ainda não o procurou para agendar uma conversa. Mas já tem a resposta na ponta da língua. ‘‘Para a verdade, não basta a opinião de um só’’, adiantou. O deputado frisou que conta com o apoio de uma série de aliados. ‘‘O projeto (candidatura própria) não pertence somente a mim’’, declarou. Ele reafirmou que levará sua candidatura à convenção.
Rafael Greca antecipou-se à reunião marcada para ontem à noite, em Brasília, entre o vice-presidente Marco Maciel (PFL), a cúpula do PFL e os governadores da legenda. O deputado e o vice-presidente estadual da sigla, deputado federal Abelardo Lupion, estiveram reunidos com o presidente nacional da legenda, senador licenciado Jorge Bornhausen, em Brasília. Greca preferiu não revelar o teor do encontro, por questões estratégicas. Mas segundo Lupion, Bornhausen disse que Greca tem o direito de bater chapa na convenção, se quiser, e lembrou que a decisão da convenção é soberana.
A reunião entre Greca e Bornhausen ocorreu horas antes de Jaime Lerner ir a Brasília, para participar da reunião com Marco Maciel. A expectativa era que a direção liberasse a sigla nos estados.
Os pefelistas paranaenses que defendem a coligação com o PSDB deram um ultimato à Greca. Disseram ao deputado que, já que ele quer ser candidato, que apresente outra proposta de coligação. O deputado não quis adiantar quais partidos poderiam dar sustentação a seu nome, mas afirmou ter notícias ‘‘auspiciosas’’ que prefere não revelar por enquanto.
Nos bastidores, corre a informação que um dos alvos de Greca seria o PPS, que tem como pré-candidato à sucessão estadual o deputado federal Rubens Bueno, hoje adversário de Lerner.

mockup