Da Redação e
Das Agências
O ministro do Esporte e Turismo Rafael Greca autorizou ontem, durante depoimento no plenário do Senado, a abertura de seu sigilo bancário e telefônico ao Ministério Público e Senado para verificação de qualquer suspeita envolvendo irregularidades na autorização de bingos.
O depoimento do ministro durou mais de três horas e foi cercado de momentos de tensão e nervosismo, quando Greca e o senador Roberto Requião (PMDB) trocaram farpas no plenário. Hoje os procuradores da República do Distrito Federal Luiz Fernandes de Souza e Guilherme Schelb devem apresentar ação de improbidade administrativa contra o ministro por omissão no controle e regulamentação de máquinas de bingo. Os equipamentos estão proibidos desde o mês passado.
‘‘Tenho certeza de que, no final, será separado o joio do trigo’’, afirmou o ministro por telefone ontem à tarde. Segundo ele detalhou, todos os arquivos do Instituto Nacional de Desenvolvimento do Desporto (Indesp), além do próprio ministério estão abertos às investigações. A assessoria do ministro informou que, após o depoimento no Senado, vários colegas ligaram para o gabinete manifestando que os esclarecimentos prestados foram convincentes. Entre os que fizeram contato com Greca estão o vice-presidente Marco Maciel, o secretário-geral da Presidência Marthus Tavares, além de outros ministros.
‘‘A turbulência ainda não acabou porque estou determinado a transferir os bingos para a Caixa Econômica Federal. Vamos sanear o setor’’, afirmou Greca. Em seu depoimento ele disse que a responsabilidade das autorizações dos bingos cabia ao Indesp, que, como instituto possui autonomia administrativa. O ministro responsabilizou o ex-diretor Luiz Antônio Buffara.
O senador Alvaro Dias (PSDB) atacou o ministro, dizendo que ele dá a impressão de ‘‘não comparecer ao trabalho’’ ao alegar que desconhecia as irregularidades na autorização para funcionamento de bingos. Já o senador Osmar Dias (PSDB) afirmou que Greca foi omisso em relação às denúncias contra seus assessores. De acordo com Osmar, o fato mais grave é o envolvimento com a máfia espanhola e italiana na liberação das casas, conforme constataram os procuradores da República. ‘‘O depoimento foi uma confissão de conivência com o crime’’, afirmou Osmar.
Alvaro, Osmar e o senador Roberto Requião voltaram a defender a abertura de uma CPI. O senador Jefferson Perez (PMDB-AM) chegou a pedir a renúncia de Rafael Greca. O ministro rejeitou a sugestão e disse que continuará no cargo enquanto tiver a confiança do presidente.

mockup