Brasília - O governo conseguiu ontem rejeitar, por 36 votos a 28, o requerimento do PFL para a tramitação conjunta da reforma da Previdência e da emenda paralela que dá maiores benefícios aos aposentados do setor público. A reforma começou a ser discuta ontem no plenário do Senado e, até o fim da tarde, os senadores tinham apresentado 181 proposta de emenda ao texto.
O requerimento só foi votado ontem depois do acordo feito entre o governo e a oposição. Há dois dias, os líderes aliados ao Palácio do Planalto tentavam votar a proposta sem sucesso. Na terça-feira, o requerimento foi posto em votação, mas a sessão caiu por falta de quórum. Na ocasião, o PFL e o PSDB entraram em obstrução e apenas 36 senadores da base estavam presentes - mesmo número de votos favoráveis ontem ao governo. ''Quem garantiu essa votação ontem foi a oposição que estava aqui e não obstruiu. O placar mostra aos líderes do governo a importância da negociação'', disse o líder do PFL, senador José Agripino Maia (RN).
O líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), afirmou que o Executivo tem o compromisso para que a emenda paralela seja aprovada rapidamente. Ele comemorou a rejeição do requerimento para tramitação conjunta da reforma e da emenda paralela.
''Foi um passo importante para que o País resolva seus problemas financeiros e volte a crescer de forma sustentada'', afirmou o petista.
A emenda paralela contém as mudanças que o governo concordou em fazer até agora na Previdência.
O prazo para apresentação de emendas à reforma da Previdência termina no dia 11, quando a proposta retornará à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. No dia seguinte, o relator e líder do PT, senador Tião Viana (AC), dará parecer sobre as emendas apresentadas.
A demora do governo em derrubar o requerimento da oposição atrasou a tramitação da reforma da Previdência em pelo menos uma semana. A expectativa é que a proposta seja votada em primeiro turno no plenário do Senado depois do dia 18. O segundo e último turno deverá ocorrer até o fim de novembro.

mockup