São Paulo - O diário espanhol ''El País'' destaca em reportagem publicada ontem os extremos em que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva se divide, quando consideradas as áreas econômica e social de sua administração.
A reportagem destaca os lucros dos bancos no Brasil, que ''nunca ganharam tanto dinheiro como no governo do ex-dirigente sindical que comandou greves históricas entre os anos 70 e 80'', e as críticas dos dirigentes do MST, da Comissão Pastoral da Terra e de dentro do próprio PT.
Os programas sociais do governo Lula, anunciados ''com estardalhaço'' pelo presidente e por sua equipe não ocorreram. ''Ao contrário, a ineficácia administrativa do governo fez que em vários campos se registrasse um claro retrocesso, mal disfarçado por uma agressiva política de marketing'', diz o jornal espanhol.
A jornal cita ainda que um ano e meio depois da implementação do programa Fome Zero, há um acúmulo de grande número de denúncias de desvios, corrupção e ineficácia, o que ocasionou a saída do assessor especial Frei Betto e do ministro da Segurança Alimentar José Graziano, entre outros membros do governo ligados às áreas sociais.

mockup