Governo estende Bolsa-Família para alunos com até 17 anos
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 17 de março de 2008
Gabriela Guerreiro<br>Folhapress 
Brasília - A menos de sete meses das eleições municipais, o governo federal decidiu estender o pagamento do programa Bolsa Família para jovens de 16 e 17 anos. Desde ontem, as famílias que já possuem crianças e jovens inscritos no programa poderão ampliar o benefício caso os filhos já tenham completado 15 anos - idade fixada como limite, em 2003, para o pagamento do Bolsa-Família. A secretária nacional de Renda e Cidadania do Ministério do Desenvolvimento Social, Rosani Cunha, negou que a extensão do programa tenha fins eleitoreiros, mesmo atingindo jovens já autorizados pela Legislação Eleitoral a votarem.
''Estamos falando de uma modalidade dentro do programa. A compreensão do governo é a de que não faremos um novo benefício, mas um ajuste em um programa que já existia. Não é a ampliação do Bolsa Família, mas o seu aperfeiçoamento. Além disso, a extensão foi aprovada pelo Congresso no ano passado'', afirmou.
Segundo a secretária, o pagamento continuará sendo repassado à mãe (ou chefe da família) responsável pelo jovem. ''Quem melhor consegue decidir onde adotar esse dinheiro é a própria família, preferencialmente a mãe. A decisão foi muito mais para guardar coerência com o Bolsa-Família que qualquer outra coisa'', disse a secretária ao ser questionada sobre o suposto viés eleitoreiro da extensão.
Cunha afirmou que o principal objetivo da mudança é garantir que jovens até 17 anos permaneçam na escola, uma vez que grande parte abandonava os estudos ao completar 15 anos com o fim do pagamento do Bolsa-Família. Dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) revelam, porém, que os beneficiários do programa têm uma frequência escolar 1,6% maior que os não beneficiários.
''A faixa etária de 15 a 17 anos é crítica para o sistema educacional. Perder eses 1,6% seria muito. Para nós, é um índice importante, em um país em que 1% para a educação pública é muita gente'', minimizou o secretário de Educação Continuada e Alfabetização do Ministério da Educação, André Lázaro.
Cada família já atendida pelo Bolsa-Família receberá até dois benefícios de R$ 30 para os filhos entre 16 e 17 anos incluídos no programa. O ministério estima que 1,7 milhão de adolescentes nessa faixa etária tenham direito ao benefício.


