O presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou ontem, em Capitão Leônidas Marques, que regiões do País teriam blecautes diários caso não fossem feitos investimentos no setor de energia elétrica desde o seu primeiro mandato.
O presidente afirmou que 23 obras estavam paralisadas quando ele assumiu a presidência em 1995. Com algumas das obras concluídas, o presidente afirmou que o País passou a produzir 5 milhões de mW a mais.
Para exemplificar, o presidente afirmou que 5 milhões de mW representam cinco vezes a energia produzida durante um ano pela Bolívia, que é um importante país produtor de energia na América do Sul.
‘‘Se não o tivéssemos feito, aquele apagão que nos assustou outro dia (11 de março), seria diário em várias regiões do País porque teríamos que racionar energia elétrica’’, disse. O apagão deixou 10 Estados e o Distrito Federal sem luz por até 4 horas.
O presidente afirmou que as indústrias não teriam energia suficiente para operar. ‘‘Iríamos paralisar as nossas indústrias e diminuir o ímpeto de crescimento do Brasil’’, disse.
Tecnologia brasileira O presidente FHC afirmou, ainda, que o governo produziu em três anos, a partir de 1995, 10 milhões de mW, com a investimentos por exemplo na usina de Xingó, que não estava operando com plena capacidade no início do seu governo.
Ele disse que a tecnologia brasileira ajudou na finalização de obras que estavam por acabar. Sem os investimentos, FHC disse que o País não conseguiria gerar energia suficiente.
O presidente disse que o governo mantém investimentos para o término de outras obras e destacou a composição de capitais para a construção de hidrelétricas pelo País.
‘‘Se nós formos em outras obras que estão sendo feitas pelo Brasil afora, algumas têm capital estrangeiro, outras têm capital privado, outras têm capital estatal, muitas vezes fundidos em associações as mais diversas. Ou seja, nós desarmamos no Brasil, de vícios mentais, que achavam que só um setor podia produzir e que um tinha que se contrapor ao outro; ou é privado ou é estatal. Não, é público’’, afirmou

mockup