Governo de MG quer acabar com 6 mil comissionados
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 19 de janeiro de 2001
Agência Folha De Belo Horizonte 
A assessoria de imprensa do governador de Minas Gerais, Itamar Franco (sem partido), afirmou no início da noite de ontem que há uma previsão de extinção de cerca de seis mil cargos comissionados do Estado o que representa 50% do total. O corte faz parte do plano de enxugamento da folha de pessoal anunciado anteontem pelo governador como forma de adaptar as contas do Estado à Lei de Responsabilidade Fiscal.
A assessoria informou que nem todos os seis mil cargos estão preenchidos. Segundo ela, ainda não há definição sobre o corte dos serviços terceirizados, outra das medidas anunciadas.
Minas Gerais consome, atualmente, cerca de 73% (R$ 580 milhões mensais) de sua receita líquida corrente com o pagamento do salário dos 470 mil funcionários públicos estaduais, sendo que a LRF determina um limite de 60%. O alto comprometimento foi causado, em grande parte, pelo aumento médio de 28% dado por Itamar a parte do funcionalismo, há alguns meses, o que representou um aumento de 20,8% (R$ 98 milhões mensais) na folha de pagamento.


