O governo do Paraná conseguiu, pelo menos ontem, neutralizar a tentativa da oposição de instalar CPIs para investigar o pedágio nas rodovias e supostas irregularidades na realização dos Jogos Mundiais da Natureza, em 1997. Os deputados da oposição, autores dos requerimentos das CPIs, foram surpreendidos por uma manobra da bancada do PSDB, cuja maioria é alinhada ao governo Jaime Lerner (PFL). Desde a semana passada, os tucanos prometiam assinar os dois requerimentos para criar as CPIs, obedecendo uma determinação dos líderes do partido. No entanto, depois de uma conversa com o secretário-chefe da Casa Civil, Alceni Guerra, anteontem, os parlamentares não assinaram os requerimentos da oposição e decidiram apresentar dois novos requerimentos, emperrando o processo.
Segundo o líder do PSDB na AL, Sérgio Spada, a decisão de criar dois novos requerimentos foi tomada para não descumprir uma determinação do senador Alvaro Dias, presidente do partido. Na semana passada, a liderança tucana formalizou moção fechando questão pela realização das CPIs. Porém, na última segunda-feira, os deputados estiveram no Palácio com o restante dos aliados e comprometeram-se a apoiar em partes o governo.
Entre a cruz e a espada, os tucanos acabaram encontrando uma solução, no qual eles obedeciam ao partido, sem desagradar o governo. Ao propor novos requerimentos, os deputados impediram que as duas CPIs pudessem ser implantadas na tarde de ontem. ‘‘Com isso, ficou provada que a bancada do PSDB na Assembléia não é alvarista, mas lernerista’’, acusou o líder da oposição, deputado Orlando Pessuti (PMDB). Atualmente, a CPI do Pedágio conta com 17 assinaturas e a dos Jogos da Natureza tem 14. Para serem aprovadas é preciso 18 assinaturas.
Outro ponto que surpreendeu a oposição foi que os tucanos decidiram ampliar o número de membros que vão participar das CPIs. Na comissão proposta pelo PSDB, teriam 11 integrantes, ficando o governo com oito cadeiras. Já na proposta da oposição, o governo ficaria com quatro de sete cadeiras, diminuindo o desequilíbrio.
Ensaiando uma reação, os deputados da oposição afirmaram que vão conversar hoje com os tucanos. A intenção é mudar o requerimento do PSDB e ainda conseguir as assinaturas necessárias para a aprovação das CPIs.

mockup