Governo busca fonte para reajustar soldos
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 01 de julho de 2004
Agência Estado 
Brasília - O governo ainda não sabe como poderá conceder o aumento salarial que está sendo pleiteado pelos militares porque não encontrou de onde tirar os recursos, em tempos de orçamento apertado. Diversas reuniões têm sido realizadas no Planalto nos últimos dias, inclusive com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para discutir as simulações e os estudos realizados pelos diversos setores, na busca de fórmulas para conceder o reajuste.
O presidente quer atender a categoria de alguma forma, porque considera a reivindicação justa. Mas Lula também sabe que dificilmente o pleito deles - 10% nos próximos meses e 20% no primeiro trimestre do ano que vem, totalizando 32% - poderá ser concedido por causa das dificuldades no caixa da União.
Desde terça-feira, várias rodadas de reuniões foram realizadas no Palácio do Planalto. Esperava-se que ontem houvesse uma decisão sobre o tema, mas o presidente precisou adiar uma solução porque não se encontrou ainda a fonte durante os últimos encontros em que estavam presentes os ministros da Defesa, José Viegas, da Casa Civil, José Dirceu, e do Planejamento, Guido Mantega.
O próprio Mantega já havia manifestado a dificuldade em conceder o reajuste. O ministro Viegas tem sido cauteloso ao falar do tema, ressaltando que há uma intenção em reajustar os militares, e que a sua esperança é que seja ainda este ano, mas não é enfático em garantir nada. Como este é um assunto por demais delicado, que já gerou crise na área militar e desgaste entre o ministro Viegas e os comandantes das três forças, ninguém, em nenhuma área, se atreve a adiantar nada, sob a alegação de que esta é uma decisão que caberá ao presidente Lula.


