O governador Ratinho Jr. (PSD) apresentou um projeto para que a cidade de Ponta Grossa, nos Campos Gerais abrigue a sede da Escola de Sargentos das Armas do Exército. A apresentação foi feita nesta quarta-feira (5) ao presidente do STM (Superior Tribunal Militar), general Luís Carlos Gomes Mattos. Segundo a Agência Estadual de Notícias, o município concorre com Santa Maria (RS) e Recife (PE) para comportar o espaço.

Imagem ilustrativa da imagem Governo apresenta projeto para Ponta Grossa abrigar Escola de Sargentos do Exército
| Foto: Ari Dias/AEN

O estabelecimento funciona atualmente em Três Corações (MG), mas o Exército quer transferir as atividades para outro local. A previsão de investimento chega a R$ 1,2 bilhão e pode receber até 10 mil pessoas entre todo o contingente. “Ponta Grossa separou uma área nobre de quase 50 quilômetros quadrados para a construção da unidade e é uma cidade com bom porte, infraestrutura adequada e que tem atraído muitos investidores. Estamos otimistas com essa disputa”, declarou o gestor estadual.

Além de Ponta Grossa, o governo aposta outra ficha neste jogo. Um terreno de 18 quilômetros quadrados em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, foi disponibilizado para instruções especiais da corporação, ou seja, atividades desenvolvidas em campo.

Planos frustrados?

No final de janeiro, uma comitiva do Exército desembarcou em Londrina para conferir as condições para a escola de formação. O grupo sobrevoou seis locais que poderiam abrigar o projeto. A articulação foi feita pelo deputado federal Filipe Barros (PSL-PR), que se indignou ao saber da indicação do município dos Campos Gerais por parte do governo estadual.

“Isso mostra a falta de consideração que o governador tem por Londrina. Governa o estado trancado em seu gabinete, sem contato com o povo, priorizando apenas a capital e região metropolitana em detrimento do resto do Estado. Continuamos trabalhando para que Londrina seja a sede da escola. Nossa cidade segue ainda mais firme na disputa, como confirmado pelo general Joarez e sua equipe semana passada, em visita que fiz a eles.”

A assessoria de imprensa de Ratinho Jr. informou que ele não vai se manifestar sobre a declaração do parlamentar. A reportagem procurou a comunicação da Prefeitura de Londrina, mas não obteve retorno até o fechamento desta reportagem.