O governador Ratinho Junior (PSD) e o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, foram testados nesta segunda-feira (27) para verificar se foram ou não infectados pelo coronavírus. A suspeita surgiu depois que os dois tiveram contato com o deputado federal Ricardo Barros (PP) na última sexta-feira, quando participaram do anúncio de mais de R$ 15 milhões para a contratação de 108 leitos do Hospital Universitário de Maringá. Segundo a assessoria do governador, os exames ficarão prontos nesta terça-feira (28).

Imagem ilustrativa da imagem Governador e secretário ficarão isolados após contato com deputado infectado pela Covid-19
| Foto: Agência Estadual de Notícias

LEIA MAIS

Confira o mapa de casos no Paraná

Covid-19: Deputado Ricardo Barros recebe alta da Santa Casa de Maringá

O deputado pepista testou positivo para a doença na última sexta-feira (24) e teve alta do hospital no domingo (26). Além do governador e secretário, toda a comitiva que esteve no evento também deve ser examinada. Em nota, a assessoria de imprensa do governo estadual informou que "medidas administrativas estão sendo tomadas para manter o isolamento destes profissionais até que o resultado dos testes fique pronto".

Ex-ministro da Saúde na gestão Michel Temer, Ricardo Barros foi internado na Santa Casa de Maringá neste final de semana, mas recebeu alta na tarde de domingo (26). De acordo com o hospital, o político apresentou tosse seca e desconforto respiratório, sintomas da Covid-19. "Vou cumprir o isolamento em casa tomando medicação. Obrigado a Deus e a todos", escreveu o deputado nas suas redes sociais.

O irmão dele, Silvio Barros, ex-prefeito do município, também foi contaminado pelo coronavírus. Ele chegou a ficar na UTI, mas se recuperou no início de abril. Quem participou da solenidade no HU foi o atual prefeito de Maringá, Ulisses Maia (PSD), que vai aguardar em casa o resultado para Covid-19.

Em nota, a comunicação da prefeitura informou que "desde as primeiras medidas preventivas adotadas pelo município em prevenção ao coronavírus, o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, mantém o isolamento social, comunicando-se por redes sociais e saindo de casa para cumprir apenas agendas específicas, como foi o caso do evento com governador na sexta. Em todas as vezes que deixa o isolamento usa máscara, reforçando sempre que a barreira física é importante recurso de prevenção".

Conforme a assessoria, "com a confirmação positiva de Covid-19 em exame realizado pelo deputado federal Ricardo Barros, presente ao evento de sexta, Ulisses Maia reforçou o isolamento e vai aguardar entre quatro e cinco dias, a partir do contato, para realizar exame. O prefeito reforça a importância do isolamento social e uso de máscara como ações fundamentais na prevenção ao vírus".

Mais um suspeito

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Sarandi, ao lado de Maringá, informou que o prefeito Walter Volpato é mais um que está em isolamento domiciliar. "Apesar de não apresentar nenhum sintoma, ele participou do mesmo evento que o deputado federal Ricardo Barros, diagnosticado com Covid-19. O prefeito tomou todos os cuidados com higienização, utilizou máscara e respeitou o distanciamento. Ele pede para que a população continue com as medidas de prevenção, evitando a proliferação do vírus em Sarandi".