O governador Jaime Lerner (PFL) afirmou anteontem à noite que os prefeitos devem trocar a tragédia, provocada pela projeção do pessimismo, pela ‘‘mudança do não-desejável’’. O conselho foi dado durante a abertura do Fórum Paranaense dos Gestores Municipais, em Campo Mourão. O evento prossegue até hoje com a participação de prefeitos e secretários municipais de todo o Estado. ‘‘O prefeito deve ter sempre na cabeça a visão da mudança’’, frisou o governador.
Lerner disse que cansou de participar de encontros pelo mundo em que participavam pessoas ansiosas para prever a tragédia. ‘‘É tudo conversa’’, disparou. ‘‘Se você projetar a tragédia, vai encontrar a tragédia’’. O governador chamou os projetores do pessimismo de ‘‘heróis de seminário’’. Como exemplo de que é possível mudar o ‘‘não-desejável’’, ele citou o programa ‘‘Da rua para a escola’’, que já atendeu 40 mil crianças em 206 cidades do Estado.
‘‘Até o final do ano que vem vamos atender todos os nossos municípios’’, prometeu o governador. Ele também lembrou o problema que enfrentou para melhorar o transporte coletivo de Curitiba, quando era prefeito da cidade. ‘‘Precisávamos investir US$ 300 milhões numa nova frota e não tínhamos o dinheiro’’, ressaltou. ‘‘Então, a iniciativa privada comprou os ônibus e o poder público pagou por quilômetro rodado’’.
Segundo Lerner, os prefeitos devem procurar uma ‘‘equação de co-responsabilidade’’ para todos os problemas municipais. Outro conselho foi para que eles tenham ‘‘visão estratégia’’ e abandonem o paternalismo. ‘‘Não dá para resolver tudo de uma vez’’, assegurou. Também pediu cuidado com a ‘‘visão solidária’’. ‘‘Ela é muito importante, mas não resolve nada se não houver estratégia’’. O governador aconselhou um ‘‘balanceamento’’ entre necessidades e potencialidades.
‘‘Uma coisa alimenta a outra’’, ressaltou. O último conselho do governador aos prefeitos do Estado foi o ‘‘compromisso com a simplicidade’’. ‘‘Não se deve procurar soluções caras’’, disse. Para ele, é melhor desenvolver projetos simples e ir aperfeiçoando-o com o tempo. ‘‘O importante é começar, é fazer acontecer’’. O Fórum Paranaense dos Gestores Municipais termina hoje com a elaboração da ‘‘Carta dos Municípios do Paranᒒ.

mockup