Reivindicação já vista como prioridade na agenda legislativa de alguns vereadores neste início de ano, o envio de forma escalonada das nove leis complementares do Plano Diretor também tem sido defendida publicamente pelo presidente da Câmara Municipal de Londrina (CML), Emanoel Gomes (Republicanos).

A relevância dos textos ligados ao Plano Diretor para o desenvolvimento econômico e social de Londrina foi um dos assuntos tratados na visita que o chefe do Legislativo local fez à FOLHA na última sexta-feira (10). Durante o encontro, Gomes foi recebido pelo superintendente do Grupo Folha de Comunicação, José Nicolás Mejía, que salientou a importância desse debate coletivo para o progresso da cidade.

O chefe do Legislativo disse já ter sinalizado na última semana ao prefeito Marcelo Belinati (PP) para que as matérias não sejam remetidas à CML somente no fim do prazo, que vence no início de julho. “Vamos dar uma atenção especial ao Plano Diretor, mas que o Executivo possa trazer celeridade. Que eles não usem todo o tempo, que eles possam tentar agilizar. Que não cheguem as nove [propostas de leis complementares] de uma vez”, pediu ele.

Esse movimento de Emanoel Gomes é similar à posição defendida pelo presidente da Comissão de Política Urbana e Meio Ambiente, Eduardo Tominaga (PSD). “Agora é pedir para que a prefeitura trabalhe o mais rápido possível para entregar o quanto antes e, se possível for, não entregar tudo de uma vez. A gente não quer discutir esse projeto em formato de urgência”, cobrou Tominaga em entrevista recente à FOLHA.

“Acho que são os principais projetos que a Casa aguarda. Sabemos que temos pessoas que estão esperando isso para poder fazer seus investimentos”, acrescentou o presidente da CML.

‘Vespeiros’ na pauta

Gomes também afirmou que, em seu mandato, não terá receio de “mexer em vespeiros”. Uma questão complexa que pode entrar na pauta do presidente é a proposta comentada por ele de reajustar o salário dos 19 vereadores de Londrina com base na inflação. A medida, por ora, é tema de conversas de bastidores e não começou a tramitar oficialmente.

Em sua vinda à FOLHA, Gomes também estava acompanhado do presidente do diretório do Republicanos em Londrina, Nelson Tsukahara.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link