O governador do Rio, Anthony Garotinho (PDT), articula a participação de governadores de partidos aliados ao governo federal na reunião da oposição do próximo dia 5 em Porto Alegre. Nos últimos dias, ele tem conversado com aliados, tanto do PFL, PSDB e PMDB, para buscar mais adesões ao movimento da oposição. No encontro, serão definidas propostas - entre as quais às relativas a negociação da dívida dos Estados com a União e reposição das perdas com a Lei Kandir, Fundo de Estabilização Fiscal (FEF) e Fundo de Participação dos Estados (FPE) - que serão apresentadas ao presidente Fernando Henrique Cardoso no dia 9 em Brasília. O governador de Minas, Itamar Franco (PMDB), que decretou a moratória da dívida do Estado com a União, também estará em Porto Alegre.
Garotinho tem participado, com os governadores do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra (PT), e de Alagoas, Ronaldo Lessa (PSB), de negociações para atrair aliados de FHC com argumento de que o movimento iniciado pela oposição não é ‘‘contra o governo federal’’.
Eles estão convencidos de que muitas das reinvindicações já defendidas pela oposição, entre elas a polêmica renegociação das dívidas, contemplam os interesses dos aliados ao presidente. Na avaliação de Garotinho, o discurso da oposição e da base de sustentação política de Fernando Henrique muitas vezes é o mesmo e o que muda, geralmente, é apenas os partidos. Garotinho, Olívio e Lessa são integrantes da comissão de governadores de oposição que vai se reunir com Fernando Henrique. O pedetista disse que preferia não divulgar o nome de governadores com os quais tem conversado, porque todos eles pediram reserva. ‘‘Eles estão refletindo sobre a nossa proposta e vão decidir se comparecerão ao encontro’’, afirmou.

mockup