O prefeito de Londrina, Barbosa Neto (PDT), o presidente da Sercomtel, Roberto Coutinho Mendes, e mais 11 vereadores, governistas e oposicionistas, vão prestar depoimento no inquérito policial conduzido pelo delegado Alan Flore, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), que apura suposto esquema de ''compra de voto'', comandado por pessoas ligadas a Barbosa. A investigação levou à prisão do ex-secretário de Governo e coordenador da campanha do PDT, Marco Cito, e o empresário Ludovico Bonato, na terça-feira. Ludovico foi preso no momento em que estaria negociando com o vereador Amauri Cardoso (PSDB) a compra do voto pelo arquivamento da Comissão Processante (CP) da Centronic. Segundo Flore, Bonato agia a mando de Cito.
O delegado evitou detalhar o motivo das intimações e de que forma os intimados poderão contribuir com o procedimento. Ele ressaltou que nem todas as pessoas estão na condição de suspeitas. ''Existe a necessidade de cada uma delas esclarecer determinado ponto que será útil para apurar o fato como um todo.'' Flore confirmou, ainda, que hoje pela manhã estão agendados os depoimentos do chefe de Gabinete da prefeitura, Rogério Lopes Ortega, e do diretor de Participações da Sercomtel, Alysson Tobias de Carvalho. Eles deveriam depor ontem, mas o advogado João dos Santos Gomes Filho, que também defende Barbosa, pediu o adiamento por estar representando o prefeito na sessão da Câmara que abriu a CP da Centronic.
Segundo o Gaeco, a agenda das oitivas terá sequência na tarde de hoje com o secretário de Gestão Pública, Fábio Reali, e com Ezídio Botelho, cuja profissão não foi divulgada. A partir de segunda-feira, será constante a movimentação de vereadores prestando esclarecimentos. Serão ouvidos Roberto Kanashiro e Gerson Araújo (PSDB), Joel Garcia e Marcelo Belinati (PP), Roberto Fú e Sebastião dos Metalúrgicos (PDT) e Eloir Valença (PHS). Depois do feriado, na quarta-feira estão intimados para ir até o Gaeco os parlamentares Rodrigo Gouvêa e Roberto da Farmácia do Vivi (PTC), José Roque Neto (PR) e o líder do Executivo, Jairo Tamura (PSB). Na sequência o delegado Alan Flore pretende ouvir Coutinho Mendes e o presidente do PHS em Londrina, Marcos Defreitas. O prefeito, que recebeu o ofício ontem à tarde, tem a prerrogativa de escolher dia, local e horário para falar com o delegado.
Os advogados de Cito e Bonato, presos há 4 dias, devem recorrer à Justiça hoje para tentar a liberação dos dois. Guilherme Cavalcanti, que defende o empresário, informou que, após analisar o despacho que converteu o flagrante em preventiva, vai decidir se apresentará pedido de revogação ou habeas corpus no Tribunal de Justiça (TJ) do Paraná. O advogado do ex-secretário, João dos Santos Gomes Filho, havia antecipado que recorreria ao TJ.