Bra­sí­lia - O pre­si­den­te da Pe­tro­bras, Jo­sé Ser­gio Ga­briel­li, mi­ni­mi­zou on­tem os efei­tos da CPI cria­da pe­lo Se­na­do pa­ra in­ves­ti­gar os pla­nos da es­ta­tal. Pa­ra ele, ‘‘a im­pren­sa bra­si­lei­ra es­tá preo­cu­pa­da com de­nún­cias, en­quan­to a in­ter­na­cio­nal es­tá preo­cu­pa­da com os in­ves­ti­men­tos da ­Petrobras’’.
  Ga­briel­li par­ti­ci­pou on­tem da ses­são de en­cer­ra­men­to do pre­gão da Bol­sa de Va­lo­res de No­va ­York. À noi­te, em jan­tar com em­pre­sá­rios, re­ce­beu o prê­mio Ho­mem do Ano da Câ­ma­ra de Co­mér­cio Bra­sil-EUA.
  Na se­ma­na pas­sa­da, o go­ver­no ten­tou con­ven­cer a opo­si­ção a de­sis­tir da CPI em tro­ca da ida do pre­si­den­te da Pe­tro­bras a uma au­diên­cia no Se­na­do. Des­de en­tão, Ga­briel­li in­ten­si­fi­cou ­suas en­tre­vis­tas: no dia 19, con­ce­deu uma na Chi­na e, ho­je, vol­tou a fa­lar nos EUA.
  Ne­la, Ga­briel­li dis­se que os jor­nais vêm ‘‘pu­bli­can­do ­espe-culações’’ e que, ‘‘se há al­go pa­ra ser in­ves­ti­ga­do, va­mos ­investigar’’. Ele dis­se tam­bém que a ‘‘ca­rac­te­rís­ti­ca da Pe­tro­bras é ter di­re­to­res e ge­ren­tes que fa­zem um tra­ba­lho ­bom’’. Pa­ra ele, ‘‘a cria­ção de uma CPI não amea­ça os pla­nos de in­ves­ti­men­to da Pe­tro­bras, mas cer­ta­men­te tra­rá al­gum efei­to, por­que, nes­te mo­men­to, es­ta­mos ven­do uma dis­pu­ta ­política’’.
  Ga­briel­li dis­se ain­da que ‘‘tu­do o que a Pe­tro­bras fez até ago­ra foi den­tro da ­lei’’ em ter­mos de pro­ces­sos li­ci­ta­tó­rios. ‘‘Es­ta­mos ab­so­lu­ta­men­te tran­qui­los, ­pois se­gui­mos es­tri­ta­men­te o que a lei re­co­men­da.’’
  So­bre no­vos in­ves­ti­men­tos, Ga­briel­li dis­se que o Ban­co de De­sen­vol­vi­men­to da Chi­na po­de ofe­re­cer cré­di­to adi­cio­nal à Pe­tro­bras, ­além do em­prés­ti­mo de US$ 10 bi­lhões em dez ­anos que já foi con­ce­di­do.
De­fi­ni­ção adia­da
  A opo­si­ção vai de­fi­nir na se­ma­na que vem o no­me do se­na­dor que se­rá in­di­ca­do pe­lo DEM e ­PSDB pa­ra pre­si­dir a CPI da Pe­tro­bras. Sem con­sen­so en­tre a es­co­lha dos se­na­do­res Al­va­ro ­Dias (­PSDB-PR) ou An­tô­nio Car­los Ma­ga­lhães Jú­nior (DEM-BA) pa­ra o car­go, os par­ti­dos de opo­si­ção de­ci­di­ram es­pe­rar as in­di­ca­ções da ba­se go­ver­nis­ta pa­ra a co­mis­são an­tes de de­fi­ni­rem ­quem se­rá o can­di­da­to à pre­si­dên­cia.

mockup