Fungos contaminam gabinete de Motta
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 14 de abril de 1998
Agência Estado 
Agência FolhaSolidariedadeHenrique Alves, Padilha, Lima, Calheiros e Michel Temer, chegam ao hospital para visitar MottaO sistema de ar condicionado do gabinete do ministro das Comunicações, Sérgio Motta, apresenta problemas de contaminação biológica, conforme relatório divulgado ontem pela assessoria do ministério. Segundo o relatório, foram identificados fungos na tubulação do ar condicionado, mas não há sinal da bactéria Legionella, uma das responsáveis pela infecção pulmonar do ministro. Não há como chegar à conclusão de que existe relação direta entre a doença do ministro e os fungos encontrados, afirmou o assessor de comunicação do ministério, Francisco Mendonça.
Já foi aberto o processo de licitação para descontaminação de todos os nove andares do prédio onde trabalham os ministros das Comunicações e dos Transportes, que deverá ser concluído em 40 dias. Foi decidido, também, que agora a análise bacteriana será feita de seis em seis meses. A legislação brasileira sobre ar condicionado é atrasada e defasada tecnologicamente, afirmou Mendonça.
Em dezembro passado, Motta pediu que fosse desligado o ar condicionado em seu gabinete em razão dos seus problemas respiratórios. Em função disso, foram instalados aparelhos individuais em todas as salas do gabinete do ministro e do secretário-executivo. Em março, durante o período em que Motta esteve em tratamento em Denver, no Estados Unidos, foi feita a análise da qualidade do ar e obras de adaptação do piso, divisórias e do forro do teto.
Para conter a contaminação, foram instalados filtros bactericidas nas saídas de ar. Com o uso de robôs movidos a controle remoto, foi realizada na semana passada a higienização do sistema de ar condicionado do andar onde trabalhava Motta. Segundo o relatório do ministério, a medida se deve aos níveis de contaminação apresentados no laudo. Segundo a assessoria do ministério, os fungos são absorvidos naturalmente pelo organismo, mas podem ser prejudiciais para pessoas que já apresentam problemas respiratórios, como Motta.
Regras O Ministério da Saúde divulgará, em 30 dias, uma portaria com normas técnicas para manutenção de aparelhos de ar-condicionado em locais de grande concentração de pessoas. O ministro José Serra decidiu regulamentar o assunto anteontem, quando surgiram indícios de que a recaída do ministro Sérgio Motta pode ter sido provocada por fungos e bactérias alojadas nas tubulações de ar do Ministério das Comunicações. Alérgico e avesso à refrigeração artificial, Serra comparou ontem os aparelhos a bombas de propagação de infecções.
Até agora o governo não havia se preocupado em estabelecer regras compulsórias de manutenção dos aparelhos para garantir a qualidade do ar em prédios.


