Maringá - A Prefeitura de Maringá abriu processo administrativo e abertura de inquérito policial por peculato contra um servidor da área de Recursos Humanos acusado de desviar cerca de R$ 25 mil. Os desvios teriam ocorrido entre agosto de 2001 a outubro deste ano. Segundo o secretário de Governo, Silvio Januário, as provas documentais e o próprio depoimento do funcionário assumindo a irregularidade são contundentes para o processo administrativo que pode terminar em exoneração por justa causa.
Januário afirmou que o funcionário trabalhava há 17 anos na prefeitura. Ele foi afastado e atuava no lançamento da folha dos servidores. O secretário disse que o esquema consistia no lançamento de pagamento para funcionários recém exonerados, no número da conta-poupança aberta pelo servidor. Januário explicou que no dia seguinte ao lançamento, o servidor apagava o pagamento do sistema da prefeitura.
O município só descobriu o desvio com o cruzamento de dados entre o banco e o sistema adotado pelo Recursos Humanos. O secretário afirmou que o nome do servidor será divulgado na conclusão do processo administrativo. Januário disse que o servidor se comprometeu a devolver o dinheiro.
Januário disse ainda que a Controladoria ligada à Secretaria de Governo iniciou uma auditoria na folha de pessoal para buscar todo o histórico dos servidores e verificar a existência ou não de pagamento de adicionais indevidos ou a concessão de aumentos salariais fora da lei. A auditoria também vai se estender ao sistema de lançamento de créditos.

mockup