O presidente da comissão provisória do PDT no Paraná, Nelton Friedrich, acusou ontem o governador Jaime Lerner de ter deixado de lado os prefeitos pedetistas enquanto filiado ao partido. ‘‘Nós ganhamos a eleição, mas não levamos. O PDT cansou de engordar o peru e ficar de fora da ceia’’, criticou. Esta foi a primeira vez, depois que assumiu o cargo, que o novo presidente do PDT fez críticas ao governador.
Segundo ele, boa parte dos 111 prefeitos do PDT não esconde o descontentamento com a gestão Lerner. ‘‘O governador sempre deixou muito claro que a família PDT ficava sempre para depois. Tem muitas lideranças no interior ressentidas com essa história do governo nunca ter valorizado e respeitado o partido’’.
Friedrich alega que esse descontentamento pedetista deve segurar muitos prefeitos no partido. Ele informa que até agora recebeu extraoficialmente a comunicação de cerca de 30 prefeitos dispostos a seguir o governador e se desligar do PDT.
Levantamento divulgado pela comissão provisória do PDT aponta quatro baixas na região sudoeste, reduto eleitoral do presidente nacional Leonel Brizola. Friedrich não forneceu o nome dos dissidentes. O PDT elegeu 12 dos 42 prefeitos da região. Nenhum dos oito vice-prefeitos pediram desfiliação. E o vereador Hélio Manoel Alves, presidente da Acamsop (Associação das câmaras municipais) continua no partido.
Brizola acabou não vindo ao Paraná, como informou à Folha a sua assessoria no Rio de Janeiro, na última quinta-feira. Oficialmente, ele não conseguiu vôo.
O prefeito de Londrina, Antonio Belinati, tinha conversa agendada com o presidente nacional em Porto Alegre. Belinati iria aproveitar a cerimônia de filiação da senadora Emília Fernandes para explicar a Brizola a ‘‘angústia’’ que estaria vivendo a vice.
A assessoria de Lerner no Palácio Iguaçu informou ontem que o governador não vai comentar as críticas feitas pelo novo presidente do diretório do PDT no Paraná.
O presidente do PFL no Paraná, José Carlos Gomes de Carvalho, disse ontem, antes da abertura do encontro do partido em Maringá, que o governador Jaime Lerner não tem outra alternativa a não ser se filiar a esta legenda. ‘‘Lerner está à vontade para ingressar no melhor partido que lhe convier, mas tenho certeza que até a semana que vem ele estará decidido pelo PFL’’, afirmou. Segundo Carvalhinho, o partido não tem feito pressão para levar Lerner. ‘‘Ele será nosso candidato a governador, mas se não confirmar, temos outros nomes’’, disse.
Carvalho anunciou ainda a entrada no PFL dos deputados estaduais Nelson Turi, Valmor Trentini e Edno Guimarães, que assinam ficha na segunda-feira. (L.D.)

mockup