Friedrich deixa o PDT e deve ingressar no PT
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 03 de fevereiro de 2004
Rodrigo Sais<br> Equipe da Folha 
Curitiba - O diretor de Coordenação da Itaipu Binacional, Nelton Friedrich, anunciou seu desligamento oficial do PDT. Friedrich decidiu não acatar a ordem do diretório nacional do PDT, que solicitou a todos os filiados que abandonassem seus postos em cargos de confiança no governo federal até o dia 31 de janeiro, sob pena de expulsão da sigla. A expectativa é que Friedrich anuncie sua filiação ao PT na próxima semana, quando voltar de uma missão oficial de Itaipu à Rússia.
O presidente estadual do PDT, senador Osmar Dias, reconhece que a saída de Friedrich. ''Qualquer pessoa que pede sua desfiliação deixa o partido mais fraco. Ainda mais o Nelton, que foi presidente do PDT estadual e sempre declarou seu amor pelo partido. Mas a saída dele já era esperada, e não inviabiliza em nada os projetos do PDT, que prevêem um bom desempenho nas eleições municipais'', ressaltou.
O pedido de desfiliação de Friedrich foi criticado por alguns pedetistas do Estado. Valmor Stédile, presidente do PDT de Coronel Vivida e defensor do brizolismo, insinua que Friedrich teria se mantido no cargo devido ao salário, que gira em torno de R$ 15 mil líquidos mensais. ''A afinidade que Nelton alega ter com Lula e pragmática. É semelhante à afinidade que teve com Brizola e o PDT enquanto era empregado da Fundação Alberto Pasqualini'', afirmou, referindo-se à fundação gerida pelo PDT.


