.
. | Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

A Frente Popular Londrina organiza um protesto neste sábado (23) a partir das 10 horas com buzinaço na esteira do movimento que ocorre em várias cidades do país. A manifestação elencou bandeiras como "Vacina para todos", retomada do auxílio emergencial e mira o pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Em Londrina a carreata vai partir da prédio da prefeitura com buzinaço pelas principais avenidas da cidade. O evento foi convocado pelas redes sociais e é organizado por partidos da frente de esquerda: PT, Psol, PCdoB e PCB, que estiveram reunidos de forma virtual na noite desta quinta-feira (21) para alinhar os últimos detalhes.

Os organizadores alegam que a pauta do impeachment retornou à agenda política com o agravamento das crises sanitária, econômica e diplomática. O colapso na saúde pública em Manaus e a demora do governo Bolsonaro na contenção da pandemia na tratativa para viabilizar mais acordos pelas vacinas estão entre os fatores que levaram o grupo a se manifestar. "Em Londrina vemos um grupo muito forte em favor somente às questões econômicas em detrimento às vidas. Os números de casos têm aumentado e enquanto isso não temos vacinas suficientes para atender nem a todos profissionais da linha de frente. O que temos visto é uma desorganização total do governo federal, precisamos lutar pelo número maior de vacinas", cobrou a presidente do diretório do PT em Londrina, a professora Giane Souza.

Segundo a líder partidária, no campo político o governo federal mostrou ser incapaz de manter boas relações diplomáticas com países responsáveis por produzir vacinas e insumos de imunizantes contra o novo coronavírus. "Muito pelo contrário, permanecem com essa guerra ideológica, com teorias da conspiração que causam enormes problemas para a população, uma prática que está levando as pessoas à morte." Outro objetivo é pressionar o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), a aceitar o pedido de impeachment do presidente da República .