O ex-ministro Ciro Gomes vai se reunir amanhã com o presidente nacional do PPS, senador Roberto Freire, no Rio de Janeiro. O encontro, segundo Freire, pode definir a filiação de Gomes ao partido.
O ex-governador do Ceará já foi convidado pelo senador a se candidatar à Presidência da República pelo PPS e não respondeu. O encontro entre Freire e Ciro estava marcado para ontem, em Sobral (CE), mas teve de ser adiado para que o senador pudesse participar de solenidades de filiação política em Macapá (AP) e Marabá (PA). ‘‘Ciro vai entender e vamos conversar terça-feira’’, disse Freire.
O presidente do PPS negou que a filiação do ex-ministro ao partido já esteja acertada e disse que o PSB tem ‘‘prioridade’’ no caso, ‘‘não por questões partidárias, mas pela sua estrutura’’, afirmou.
Segundo Freire, o PPS abre suas portas a Ciro Gomes apenas no caso de não haver acordo entre os partidos de oposição para a candidatura do ex-governador e uma definição sobre o projeto de união entre as forças de centro-esquerda.
‘‘Espero que a reunião de terça (amanhã) seja decisiva para isso’’, declarou o senador. O encontro entre Gomes e Freire ocorre um dia antes da reunião entre os líderes do PT, Luis Inácio Lula da Silva e José Dirceu, com o governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Miguel Arraes, em Recife.
Arraes - que também busca um nome que não seja Lula para a sucessão do presidente Fernando Henrique Cardoso - não descarta a possibilidade de buscar apoio apenas no PDT entre os grandes partidos de posição para viabilizar a frente.

mockup