Freire namora Lerner para nova sigla
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 11 de agosto de 1997
Curitiba 
Arquivo FolhaNovo rumoRoberto Freire: Não vamos interferir nos apoios locaisA direção nacional do PPS está empenhada em convencer o governador Jaime Lerner (PDT) a não se filiar no PFL, partido do senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA). O presidente nacional do partido, senador Roberto Freire (PPS-PE), tentou, e não conseguiu, falar por telefone ontem pela manhã com Lerner, que viajava pelo interior do Estado. Freire quer que o governador do Paraná participe das costuras políticas iniciadas por ele e pelo ex-governador do Ceará Ciro Gomes (ex-PSDB) na busca de um novo partido, resultante da fusão PPS-PSB, mais lideranças descontentes do PT, PSDB, PMDB e PDT.
Freire diz que tenta novo contato com Lerner ainda nesta semana. Iremos iniciar uma conversa. A idéia é criar um partido democrático de esquerda. Sabemos que Lerner não é um socialista, mas sim um democrata, avalia. O senador lembra que esta não é a primeira conversa que terá com o governador do Paraná. Já discutimos a possibilidade de criação de uma nova sigla meses atrás, mas o assunto não evoluiu tanto quanto agora, lembra.
Para garantir a adesão de Lerner, que está com um pé no PFL, Roberto Freire assegurou ontem que o novo partido - se sair do papel - não fará nenhuma exigência ao governador e a seu grupo. Não vamos interferir nos seus apoios locais. Estamos preocupados com a sua governabilidade, afirma o senador ao referir-se à estreita relação política de Lerner com o PFL, PPB, PTB e o próprio PDT, partidos que o apoiaram nas eleições em 94.
O senador diz que o momento é de costuras e que ainda não há nada de definitivo. Freire confirma que, além de Lerner, está na mira dos democratas de esquerda o governador do Espírito Santo, Vítor Buaiz, que se desligou ontem do PT.
Pouco atrativa A oferta de Freire, no entanto, não deve seduzir o governador do Paraná, que já teria confidenciado aos seus assessores mais próximos a sua filiação definitiva no PFL. Mais que a sua imagem ligada à social-democracia, Lerner estaria preocupado com o tempo de campanha no rádio e na televisão. Assim como o PDT, o PPS tem menos de dois minutos no horário eleitoral gratuito, o que não dá conforto numa disputa que promote ser acirrada.
O presidente estadual do PDT, José Francisco Pereira, tinha agendado para ontem no início da noite uma conversa com o governador, no Palácio Iguaçu. Pereira foi levar um recado do presidente nacional do partido, ex-governador Leonel Brizola, que promete desembarcar no Paraná ainda nesta semana, na tentativa de pôr um ponto final no impasse interno que a indefinição partidária de Lerner provocou.
A assessoria de Brizola no Rio de Janeiro não quis comentar ontem o assédio de Roberto Freire ao governador do Paraná, mas confirmou a vinda de Brizola, vazada ainda na última sexta-feira pela vice-governadora Emília Belinati (PDT). (L.D.)


