A corrida pela sucessão do prefeito Marcelo Belinati (PP) teve mudanças nesta quarta-feira (17). O União Brasil, que mantinha a pré-candidatura do advogado e corretor de imóveis André Trindade, comunicou - através de uma declaração assinada pelo presidente estadual do partido, deputado federal Felipe Francischini - que o vereador Jairo Tamura, que se filiou à legenda na janela partidária, é o pré-candidato escolhido.

Antes disso, a informação já havia sido confirmada à FOLHA por Francischini. E essa não é a única mudança nos planos da sigla: Trindade, que também presidia o diretório municipal, será substituído pelo seu vice, Felipe Juliani. O martelo foi batido em uma reunião da executiva estadual na terça-feira (16).

“É decisão em cima de pragmatismo de quem tem mais chances de vitória, mais apoio político, mais credibilidade”, disse o deputado à reportagem, pontuando que as oficializações devem ocorrer até sexta-feira (19), data em que está marcada uma reunião em Londrina com os nomes que comporão chapa de vereadores.

Tamura, que estava no PL do deputado federal Filipe Barros, migrou para o União Brasil para ser pré-candidato a prefeito. Em 2022, ele concorreu à AL (Assembleia Legislativa) e fez 29.002 votos. Apenas em Londrina, foram 17.984 votos.

À reportagem, Trindade disse que não foi comunicado sobre as duas mudanças e que sua pré-candidatura tem o apoio do senador Sergio Moro. Na terça, uma reunião da executiva municipal do União Brasil havia escolhido Trindade como pré-candidato.

André Trindade disse que não foi comunicado sobre as duas mudanças e que sua pré-candidatura tem o apoio do senador Sergio Moro
André Trindade disse que não foi comunicado sobre as duas mudanças e que sua pré-candidatura tem o apoio do senador Sergio Moro | Foto: Lucas Marcondes/Arquivo Folha

Procurado pela FOLHA, Moro não se manifestou.

(Atualizado às 16h20 de 18/04/2024).