Foz deve pagar em dia depois de cinco anos
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 05 de novembro de 2001
Alexandre Palmar<br>De Foz do Iguaçu 
Os funcionários da Prefeitura de Foz do Iguaçu devem receber o 13º salário dentro do prazo legal pela primeira vez nos últimos cinco anos. A garantia foi dada esta semana pelo secretário de Administração, Eliseu Liberato. Segundo ele, o pagamento do benefício será feito até o dia 20 de dezembro.
Caso o adicional seja depositado dentro do prazo, será quebrada uma prática da administração do ex-prefeito Harry Daijó (PPB). De 1997 a 2000, o pagamento do adicional sempre atrasou, afirma o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Foz do Iguaçu (Sismufi), Luis Carlos de Oliveira. ''Esperamos que o atraso dos anos anteriores não se repita'', resumiu.
A folha dos 4,7 mil funcionários gira em torno de R$ 5,2 milhões. O valor representa 43% dos gastos. A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) estipula que os vencimentos do funcionalismo não podem ultrapassar 60% dos gastos do município. De acordo com o secretário de Administração, 1/5 do servidores já recebeu parte do benefício para auxiliar casos emergenciais.
Questionado sobre a fonte dos recursos, Liberato garante que ''existe uma pequena reserva, mas agora o prefeito (Sâmis da Silva, PMDB) está otimizando verba para o décimo'', contou. O caixa da prefeitura recebeu reforço neste semestre com a segunda edição do Programa de Recuperação Municipal (Refis) que facilita o financiamento de dívidas públicas.


