O prazo para regularização do cadastro eleitoral termina no dia 8 de maio e, com a aproximação da data, o TRE-PR (Tribunal Regional eleitoral do Paraná) iniciou, nesta segunda-feira (22), o atendimento em horário estendido, das 9h às 18h. É a oportunidade de os eleitores resolveram suas pendências com a Justiça Eleitoral.

O juiz Mauro Ticianelli, da 157ª zona eleitoral de Londrina, explica que o primeiro dia de horário estendido teve todos os guichês com atendimento, mas sem filas. Ele reforça a importância de se adiantar para evitar os dias com maior movimento.

“Temos previsão de mil atendimentos por dia na última semana. Por mais que a gente coloque todo mundo nas quatro zonas - estamos colocando a equipe toda -, mas o sistema não comporta”, afirma

O magistrado aponta que este é o momento de a Justiça Eleitoral ouvir e atender os eleitores. E lembra que apenas quem ainda não fez a biometria precisa ir presencialmente ao Fórum Eleitoral. É o caso dos jovens de 15 a 18 anos que farão o primeiro título.

“A gente tem biometria em Londrina há uns dez anos. A maciça maioria do eleitor de Londrina já passou pela biometria, e esse não precisa vir aqui no fórum”, pontuando que a maior parte dos serviços está disponível no site do TRE-PR.

É claro que, para o londrinense que preferir, os serviços podem ser solicitados presencialmente. “Dá para fazer tudo aqui conosco, mas muita coisa dá para fazer pelo site”, reforça o juiz.

O eleitor que vai ao cartório eleitoral para tirar título, regularizar a situação ou transferir o domicílio eleitoral deve apresentar documento de identidade original com foto, comprovante de residência e, para os eleitores masculinos nascidos em 2005, certificado de alistamento militar original.

PLANTÃO À VISTA

Além do horário estendido, a Justiça Eleitoral tem realizado plantões para dar conta de administrar a demanda. O primeiro, que ocorreu nos dias 13 e 14 de abril, teve um total de 303 atendimentos em Londrina, com foco nos novos alistamentos com biometria, transferência de títulos e regularizações diversas.

“Estamos com horários diferentes, fizemos o primeiro plantão, vamos fazer o segundo e é sempre um sucesso. Recebemos bastante gente, é muito calmo. Você vai sábado, domingo de manhã, é um horário bom”, acrescenta o juiz.

Durante o próximo plantão, os atendimentos ocorrerão das 9h às 17h, no sábado (4), e das 9h às 13h, no domingo (5).

TAMARANA

Buscando atender às comunidades indígenas de Tamarana (Região Metropolitana de Londrina), o TRE-PR disponibilizará atendimento presencial entre terça (23) e sábado (27) no Salão Paroquial da Matriz (rua Evaristo Camargo, 159).

Na terça e quarta-feira (24), a Justiça Eleitoral vai atender a comunidade no Colégio Estadual Indígena Benedito Rokag, novo local de votação.

“Esse trabalho em Tamarana é inédito e atende concretamente a política de inclusão eleita pelo TSE e TRE como prioridade para estas eleições”, acrescenta o magistrado, que cita a acessibilidade, o cadastramento de jovens eleitores e o combate à violência política contra a mulher como focos neste ano.