Forças de segurança têm o controle da situação, afirma secretário
Hudson Teixeira se reuniu com prefeitos de Londrina, Cambé e Ibiporã para alinhar medidas de segurança após protestos
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 18 de fevereiro de 2025
Hudson Teixeira se reuniu com prefeitos de Londrina, Cambé e Ibiporã para alinhar medidas de segurança após protestos
Douglas Kuspiosz - Reportagem Local

Os prefeitos de Londrina, Tiago Amaral (PSD), de Cambé, Conrado Scheller (PSD), e de Ibiporã, José Maria Ferreira (PSD), além de lideranças dos municípios, se reuniram com o secretário estadual de Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, nesta terça-feira (18), perto do meio-dia. O objetivo foi alinhar as medidas de segurança em meio aos protestos que ocorreram em Londrina e tiveram repercussão da região.
Mais cedo, no 5° BPM (Batalhão de Polícia Militar), o secretário já havia frisado que não serão tolerados novos bloqueios. Policiais de outros municípios estão em Londrina para reforçar a segurança e estão previstas operações na cidade.
Às lideranças, Teixeira disse ser necessário reiterar à população que as forças de segurança têm o controle da situação. “Não convém parar as aulas, transporte público ou coleta do lixo. Onde houver pontualmente qualquer problema, tragam para a segurança pública que iremos naquele ponto”, dizendo que não é recomendado “gerar uma situação de insegurança maior do que está, pois hoje nós temos o controle”.
Tiago Amaral se posicionou na mesma linha. A Prefeitura começou a avaliar o cenário na noite de segunda e optou, junto das concessionárias do transporte coletivo, por suspender temporariamente o serviço, que já foi retomado nesta terça. O atendimento da coleta de lixo e as escolas também funcionaram normalmente.
“Nós autorizamos a retomada dos serviços públicos. Fizemos a opção ontem, por ser tecnicamente a melhor opção, para garantir tanto a integridades das estruturas públicas quanto a integridade das pessoas”, frisou.

De acordo com o prefeito, a reunião foi importante para deixar claro que a região está unida para garantir a segurança e tranquilidade dos moradores. “Os serviços públicos paralisados aqui afetaram também os serviços públicos de Ibiporã e Cambé”, acrescentou.
“A gente apoia manifestações, isso vai ser sempre assegurado e garantido. O que não iremos tolerar é baderna e tentativa de transformar em caos. Se for mantida a paz e tranquilidade nas manifestações, perfeito. O que não pode é isso descambar para uma tentativa de desordem”, afirmou Tiago.
MUNICÍPIOS
Sem registro de manifestações, José Maria disse que Ibiporã foi oferecer “solidariedade” a Londrina e destacou que o funcionamento dos serviços públicos ajuda com o "sentimento de normalidade". “É esse sentimento que precisamos perseguir neste momento.”
Scheller lembrou que os protestos “respingaram” em Cambé na segunda-feira, com algumas tentativas de bloqueios.
“Como prefeito, não faço juízo de valor, quem condena é o Judiciário. O que fazemos é reestabelecer a ordem nas cidades”, afirmou. “Penso que está restabelecida a ordem e o Judiciário que julgue se aconteceu abuso de autoridade ou não por parte dos policiais. Ao prefeito cabe reestabelecer a ordem da cidade."

