Fiscalização fez número de retificações aumentar
Curitiba - Uma iniciativa do próprio TRE, por enquanto restrita a Curitiba, levou o número de retificações de prestações de conta de candidatos a aumentar nas últimas eleições. Segundo levantamento preliminar do órgão, que considera 700 das 1.200 declarações já analisadas, em 40% dos casos ocorreram alterações posteriores. No pleito de 2010, o Tribunal recebeu 800 documentos, sendo que somente 15% foram retificados.
Durante a campanha, uma equipe do TRE saía diariamente pela cidade para acompanhar as propagandas de postulantes aos cargos de governador, senador e deputados. Foram fotografados veículos, quiosques e até um guarda-sol com adesivos dos candidatos. Nenhum desses itens é proibido, no entanto, o uso deles deve ser informado à Justiça Eleitoral.
Depois, quando as prestações chegavam, o Tribunal procurava o registro dos gastos e, em caso de divergências, notificava os envolvidos. Para constranger os "infratores", a parede da sala destinada à entrega dos documentos chegou a ser ilustrada por imagens contendo os materiais publicitários. Como a elaboração de uma retificação é considerada um procedimento normal, o TRE não citou nomes, nem partidos. Garantiu, contudo, que todos os principais candidatos foram "pegos" pela fiscalização reforçada. (M.F.R.)





